domingo, 22 de janeiro de 2012

CENTRO DE BEM ESTAR SOCIAL DA GLÓRIA DO RIBATEJO

(Glória do Ribatejo - centro de dia, apoio domiciliário e futura creche)

Breve caracterização da instituição

O Centro de Bem Estar Social de Glória do Ribatejo, tem existência jurídica desde 23 de Janeiro de 1985, por escritura pública lavrada no Cartório Notarial de Salvaterra de Magos.
Foi registado na Direção Geral da Segurança Social no livro 2 sob o nº 68/85,folhas 288 verso em 26 de Setembro de 1985, o que lhe transmitiu o reconhecimento oficial de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de utilidade pública. 
Estatutariamente a Instituição caracteriza-se por não ter finalidade lucrativa e por não ser administrada pelo Estado ou Autarquias, e prossegue, entre outros, mediante a concessão de bens e prestação de serviços, os seguintes objectivos:
  • Protecção dos cidadãos na velhice e invalidez, em todas as situações de falta ou diminuição dos meios de subsistência para o trabalho;
  • Apoio à integração social e comunitária;
  • Apoio às famílias;
  • Apoio às crianças e jovens.

O Centro de Bem Estar Social de Glória do Ribatejo para a prossecução das suas atividades tem:
  • Protocolos de Cooperação com a Segurança Social (Resposta Social Centro de Dia – 44 utentes, Resposta Social Apoio Domiciliário – 20 utentes);
  • Parcerias com a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo;
  • Parcerias com o Centro de Emprego de Salvaterra de Magos;
  • Integra a Rede Social do Concelho de Salvaterra de Magos:
  • É filiado na CNIS – Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social e na UDIPSS – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social;
  • É parceiro do Banco Alimentar de Santarém;
  • Protocolos de colaboração com as Colectividades Locais.

O Centro de Bem Estar Social de Glória do Ribatejo no presente, presta serviços na área das Respostas Sociais – Centro de Dia e Apoio Domiciliário, preferencialmente às freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, do concelho de Salvaterra de Magos. No entanto, na sua missão de bem servir não deixará seguramente de atender todos os que se enquadrem nos seus objectivos.

Projectos

Alargar a Resposta Social Apoio Domiciliário, em número de Utentes e passar de 5 para 7 dias. Já foi solicitado o alargamento/alteração do Protocolo de Cooperação celebrado com a Segurança Social, há fortes possibilidades de se concretizar em 2012.
Criação da Resposta Social Creche para 33 crianças, a funcionar num edifício a adaptar, com as alterações já licenciadas pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e com parecer positivo da Segurança Social. Para a criação desta Resposta Social, definida no Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Salvaterra de Magos, e considerada prioritária pela Rede Social, esta IPSS já solicitou à Segurança Social a elaboração do respetivo Protocolo de Cooperação.
A Instituição apresentou uma candidatura ao PRODER para financiamento desta obra, que se encontra aprovada, com um valor global de +-200 000€. No entanto este programa só financia 75%, pelo que, a IPSS terá que arranjar uma verba acima dos 50 000€. A sua Direcção disse-nos estar muito esperançada que os conseguirá com a ajuda da comunidade local e parceiros institucionais – Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo e Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Este projeto é para concretizar no ano de 2012, e terá abrangência concelhia. 

3 comentários:

  1. É notável o trabalho desenvolvido por esta e pelas outras IPSS's do concelho, sendo dignos do maior mérito todos os seus dirigentes que de forma voluntária se empenham nestas actividades, em detrimento das suas vidas pessoais e familiares.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!! pela obra feitea e pela vontade e ambição de querer fazer mais. Para conseguir os 50.000 que faltam deve a direção criar formas e meios de apopulação do concelho quer e poder ajudar com o seu contributo e não ficar à espera de alguém lhes d~e o dinheiro. a população ajuda como sempre. Força!

    ResponderEliminar
  3. Façam uma campanha de angariação de sócios e não apenas pedir donativos

    ResponderEliminar