quarta-feira, 15 de junho de 2011

SOMOS BONS A COBRAR

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, recentemente publicado, com dados relativos ao ano de 2009, citado com pompa e circunstância pela liderança autárquica (BE), coloca Salvaterra de Magos no 9º lugar do ranking, também integrado por Almeirim (16º lugar) e por Benavente (20º lugar), dos 35 "Municípios com maior grau de execução da receita cobrada em relação à receita prevista". Pode ouvir a intervenção na página on line da Rádio Marinhais, em http://www.radiomarinhais.info/htmls/artigos/EFpyuZZplkSchdVDnX.shtml.

(clicar em cima para visualizar melhor)

Infelizmente este parâmetro está longe de ser um dos mais importantes na definição do mérito de uma gestão autárquica, pois no limite o que nos transmite é que os munícipes do concelho são bons a pagar os seus impostos e as suas taxas à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Esta publicação diz-nos que o Município de Salvaterra de Magos, ao contrário de alguns dos nossos vizinhos, não está na maior parte dos rankings seguintes.

- Ranking dos 50 municípios com maior independência financeira, em que as receitas próprias da autarquia têm um maior peso nas receitas totais, o que é um indicador de desenvolvimento económico.
  • Benavente surge em 36º lugar;
  • Salvaterra de Magos não surge.
- Ranking dos 35 municípios com maior peso de receitas próprias provenientes de impostos, o que é outro indicador de desenvolvimento pois os impostos de que falamos são o IMI, o IMT (transmissão de imóveis), a Derrama (% sobre o IRC das empresas) e o IUC (imposto único de circulação).
  • Benavente surge em 26º lugar;
  • Salvaterra de Magos não surge.
- Ranking dos 35 municípios com maior aumento de IMT de 2008 para 2009, em valor absoluto, o que nos dá uma medida da dinâmica económica.
  • Almeirim surge em 5º lugar;
  • Coruche surge em 20º lugar;
  • Salvaterra de Magos não surge.
- Ranking dos 35 municípios com menor passivo exigível, por habitante, em 2009, o que é um indicador do endividamento municipal global, embora não reflicta a capacidade de o pagar e o que sobra para investimento que, como sabemos no nosso concelho, teve a maior quebra de sempre no ano de 2010 [ver post de 6 de Maio de 2011 ].

  • Benavente surge em 10º lugar;
  • Salvaterra de Magos em 31º lugar.
O peso da dívida autárquica reflectida em cada cidadão é em Benavente de 185,1€ e em Salvaterra de Magos de 320,3€.

- Ranking dos 35 municípios com menor passivo líquido exigível, por habitante, em 2009, é um indicador que representa o valor da dívida líquida por habitante, em que se deduz ao valor em dívida pela autarquia o que esta tem a receber, as suas existências e disponibilidades.

  • Benavente mantém-se no ranking, descendo para 23º lugar;
  • Salvaterra de Magos desaparece do ranking.
O indicador que talvez melhor ilustre as dificuldades por que passa a nossa Câmara Municipal é o do prazo médio de pagamento (fonte: DGAL - Direcção-Geral das Autarquias Locais).

(clicar em cima para visualizar melhor)

9 comentários:

  1. A falta de humildade demonstrada neste post justifica a escolha que a população efectuou no ultimo acto autárquico.
    Para quem já leu o anuário 2009 (não é para o Sr. Eng. Helder, que apenas houve na rádio) a frase seguinte "Municípios com maior grau de execução da receita cobrada em relação à receita prevista" significa que a receita prevista em orçamento do respectivo ano apresenta elevado grau de execução, ou seja, entre a receita prevista e a receita cobrada existe pouca discrepância. Ou acha que a Ordem dos Oficiais de Contas publicava uma tabela em que a importância era essa que lhe pretendia conferir… (Analise económica/financeira para TóTós)
    Quanto aos restantes resultados proponho que indique, porque consta no anuário 2009, os Ranking dos piores municípios, deixo este desafio para sabermos onde consta o de Salvaterra de Magos

    ResponderEliminar
  2. O que este post fez caro(a) anónimo(a) foi dar a informação dos demais rankings e não fixar-se apenas num - cujo mérito apreciamos, pelos vistos, de maneira diferente!...
    Em nenhum momento deste post diz que o Município de Salvaterra de Magos é o pior (ou dos piores) do País. Só o será em termos de desemprego e não deve estar muito longe desses lugares em termos de número de empresas e de desenvolvimento económico. Também não deve estar longe dos últimos em disponibilidade de terrenos industriais, em promoção da arte e da cultura e no tratamento da sua rede viária municipal mais antiga.
    Quanto às questões de humildade e "tótós" não comento naturalmente, prefiro expor factos - que não pode desmentir - e deixar à interpretação das pessoas a sua apreciação.

    ResponderEliminar
  3. Na reunião de Câmara de hoje fui criticado pelo teor deste post, designadamente pelo prazo de pagamento indicado pela DGAL ser um valor provisório. A Srª Presidente referiu que o prazo de pagamento é de apenas 78 dias. Sem por em causa este novo dado resta-me então concluir que o prazo de 2009 para 2010 cresceu de 38 para 78 dias, ou seja, em vez de ter triplicado, duplicou apenas, o que é bem mais favorável ao nosso Município.

    ResponderEliminar
  4. Mas a senhora presidente anda é muito atenta ao que se passa na internet? Conseguiu calar o peixe e o mocho, mas não ve que consigo a coisa pia de mais fininho. Dou-lhe os parabens, afinal politicamente o senhor critica abertamente e no fim acaba por ainda ser criticado, isto é ca de uma democracia...
    Destaco no entanto os resultados destes rankings em que Benavente continua a ser exemplo! E consegue assegurar melhores condições aos seu habitantes!

    ResponderEliminar
  5. Quem está na vida política, embora eu seja apenas um aprendiz, tem a liberdade de criticar e naturalmente tem que poder ser criticado.
    Pena é que ainda haja em Salvaterra de Magos actores políticos que vêm do PREC e que não se inibem de destratar e de intimidar procurando afastar pelo temor - como sempre fizeram - todos aqueles que, em cada momento, deles discordam ou são seus adversários. Um dia será diferente!

    ResponderEliminar
  6. Então a Sr.a Presidente (não deixa de ser femea -no genero pois claro) trata-o por bloguista, funcionário da CM, quando está a exercer funções de Vereador e não diz nada ????? isso sim é falta de educação que merecia um esclarecimento por escrito. Os prazos de pagamento da CM são médias aritméticas e como tal nada tenho a dizer porque têm pouca importância para o desenvolvimento do concelho. A época das festas e dos festivais de folclore já começou e é isto que a CM tem apoiado - cultura para a populaça porque dá votos e custa pouco.

    ResponderEliminar
  7. Salvaterra de Magos ... em termos de emprego é um 0... em termos de rede de estradas outro O... em termos de espaços públicos outro 0... em termos de cultura não sei bem... etc.. etc.. Algo está mal... o que será?... olha-se para o concelho de Salvaterra e não se encontra muitas empresas onde haja criação de emprego. existe uma zona industrial em Muge onde estão meia dúzia de empresas, e algumas já falidas... olha-se para a rede de estradas e vê-se melhoramentos mal planeados, mal feitos e maus acabamentos, falta acessibilidades em todo o concelho.. em termos de espaços públicos ou estão degradados ou são inseguros devido a falta de luz, ou há mesmo falta deles. em termos de cultura e turismo é uma pouca vergonha, arranjam uma coisa estragam outra! arranjaram o picadeiro para ser uma sementeira de ervas a ceu aberto, e nem durante a festa do foral o arranjaram, a palhota tá ao abandono. e as estradas de acesso ao que podia ser uma rota turística, nomeadamente o escaroupim, do lado de Salvaterra, em termos de largura é insuficiente, o piso está a ficar em mau estado. Do lado de marinhais a estrada em areia já não vê uma niveladora a meses! o que me leva a pensar que o dinheiro que foi investido nessa maquina, foi mal investido e deveria ter sido investido noutra coisa que fizesse mais sentido. Como por exemplo em passeios para a entrada de marinhais, que se as pessoas quiserem ir a pé a algum local têm ou de ir pela estrada e terem em muito atenção ao transito ou então ir pelas valas com erva pelo peito. algo está mal.. não sei bem é o quê.... com a novas eleições pode ser que mude.

    ResponderEliminar
  8. Pena é que ainda haja em Salvaterra actores politicos que nem a dignidade de se identificarem tem, pois isto de criticar e falar sob a capa do anonimato é muito fácil. SAIAM DA TOCA e critiquem de frente como os homens o fazem.

    ResponderEliminar
  9. Eu não alimento polémicas, nem faltas de respeito de um eleito para com outro. Os vereadores socialistas têm coisas mais importantes a fazer, como fica demonstrado se ler o RESCALDO à última reunião de Câmara, falamos do concelho dos seus problemas e contribuímos com ideias e sugestões. A resposta foi dada na altura, infelizmente o site da Câmara está apenas ao serviço da Srª Presidente e não de todos os membros do órgão, o que é bem ilustrativo da ideia de democracia que tem a sua líder. Contudo, se tiver vontade de ouvir [parte] da resposta ela está disponibilizada ainda, creio, no site da Rádio Marinhais cuja jornalista assistia aos trabalhos.

    ResponderEliminar