sexta-feira, 10 de junho de 2011

DIA DE PORTUGAL


O castelo de Guimarães data do século X e é anterior à formação da Nação Portuguesa (1143). pelo que terá assistido ao nascimento de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.


Também fomos corajosos e destemidos principalmente nos séculos XV e XVI quando tomámos nas nossas mãos a descoberta de outros mundos. 


O Monumento aos Descobrimentos, conhecido como Padrão dos Descobrimentos, situado na margem direita do Rio Tejo em Lisboa, é um justo destaque histórico a todos quantos estiverem envolvidos nestas epopeias, tão bem cantadas pelo poeta Luís Vaz de Camões.


Portugal tem hoje a dimensão geográfica que o mapa seguinte ilustra, mas é muito mais que esse território pois temos portugueses espalhados por todo o mundo.


É importante que nos lembremos da nossa história, do que somos, principalmente nos momentos em que as dificuldades são maiores. Quando o orgulho nacional desvanece, devemos lembrar-nos de que temos muita gente com qualidade um pouco por todo o lado e que não estamos condenados à miséria, seja ela económica, cultural ou humana. Depende essencialmente de nós!


Ainda somos capazes de nos unir, de procurarmos um caminho, um rumo, por muitas que sejam as contrariedades, havemos de conseguir. Os nossos jovens hão-de ter futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário