segunda-feira, 6 de junho de 2011

LEGISLATIVAS 2011 NO CONCELHO DE SALVATERRA


O mapa seguinte reproduz os resultados que se registaram nas eleições legislativas de ontem, freguesia a freguesia, com o total do concelho de Salvaterra de Magos expresso na última coluna, e tendo por base os dados fornecidos pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

(clicar em cima para visualizar melhor)

Como podem verificar a força política mais votada foi o PS, seguida do PPD/PSD. Em 3º lugar ficou o PCP-PEV, no lugar seguinte o CDS-PP e só depois, entre os partidos com expressão parlamentar, o BE.

10 comentários:

  1. Boa noite.

    Em terceiro lugar, ficou a CDU!

    ResponderEliminar
  2. Com o meu pedido de desculpas já introduzi no texto a correcção. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Com as novas medidas sobre as autarquias que irão ser aplicadas pelo novo governo o que pensa sobre uma possivel fusão dos concelhos de SALVATERRA com BENAVENTE.

    ResponderEliminar
  4. Não acho possível, nem desejável, a menos que se queira acabar com o Poder Local, ou o que é o mesmo, com a política de proximidade. É preciso termos a noção que dos 308 municípios portugueses, Benavente está em 91º lugar e Salvaterra de Magos em 121º lugar, no que diz respeito à dimensão populacional, que será seguramente um dos critérios. Há pelo menos 100 concelhos de Portugal que juntos 2 a 2, não teriam, somados, a população de Salvaterra de Magos.

    ResponderEliminar
  5. Senhor engenheiro, permita-me analisar e comparar estes resultados com os resultados das eleições autárquicas de 2009.
    A situção é preocupante, para o mais que provável candidato do PS nas próximas autarquicas, exacatamente o sr eng Helder Esménio, se não, vejamos, o sr. conseguiu em 2009 com mais 677 eleitores (2009/10.101 - 2011/9.424 (agora votaram 9.424)), o resultado de 2.907 a seu favor, inferior aos 2.997 votos agora conseguidos pelo eng. Sócrates que como se sabe era uma figura "completamente queimada".
    Merece reflexão da concelhia do PS.

    ResponderEliminar
  6. Aqueles que comparam resultados autárquicos com legislativas ou não são muito inteligentes ou não estão de boa fé. Basta recordar-lhe o exemplo BE, para desmontar o que diz. Teve mais de 4.500 votos em 2009 nas autárquicas e agora, nas legislativas, nem chegou aos 800. Mas se prefere o PS veja, por exemplo, os resultados nas legislativas de 2005 (5.358 votos) e compare-os com os das autárquicas do mesmo ano (1.280 votos).
    Felizmente as direcções concelhias dos diversos partidos são seguramente mais "cuidadosas" que isso. Independentemente da decisão que possam vir a tomar, vão pelo menos comparar autárquicas com autárquicas. E aí permita-me lhe recorde o seguinte:
    Para a Câmara Municipal em 2001 a candidatura PS obteve 17% dos votos, em 2005 teve 13% e em 2009 chegou a 29%.
    Para o somatório das Assembleias de Freguesia, em 2001 votaram PS 22% dos eleitores, em 2005 votaram quase 20% e em 2009 votaram na candidatura PS 35% dos cidadãos do concelho.
    Em 2005 a candidatura PS ficou em 3º lugar, em 2009 a candidatura regressou ao 2º lugar, duplicou o número de vereadores, triplicou o número de presidências de juntas de freguesia e duplicou a expressão na Assembleia Municipal.
    Podíamos estender este estudo, talvez um dia o façamos aqui, mas termino dizendo-lhe - até porque em política as coisas devem ser claras - não sei se o PS vai ou não voltar a endereçar a esta candidatura o convite para integrar as suas listas autárquicas (a seu tempo saberemos), o que sei é que esta candidatura teve mérito, os autarcas eleitos fazem um bom trabalho e assumimos claramente a liderança da oposição e até, não raras vezes, da agenda política local. Vamos continuar assim por muito que o(a) possa incomodar, pois antes de nós está o concelho de Salvaterra de Magos.
    Se formos a votos de novo integrados numa lista partidária ou numa candidatura independente o trabalho que fizermos nestes 4 anos terá oportunidade de ser avaliado pelos eleitores, se decidirmos não ir fica como testemunho e resumo do que fizemos e dissemos este espaço virtual.
    Obrigado pela oportunidade que me deu.

    ResponderEliminar
  7. Ei o que ja esta em hipotesse, uma candidatura sua independente ou apoiada pelo PS? Ei como as coisas ja estão!!!!!!
    Pois, de facto foi notavel a recuperação que o senhor fez do PS de 2005 para 2009, mas o que se sucede agora que Anita não se recandidata, os ex-BE vão querer fazer um corte com o passado seja pelo BE ou independentes, o PS fora do governo necessita da Camara como de pão pra boca, eles vão surgir o Antão, o Madelino, por ai fora...
    O Psd que eleição apos eleição vai elegendo pra camara alguem sem seguimento politico prático, ele foi Carlos Marques, agora Burgal que rapidamente deixou de ser psd! Ou seja menos um!
    Resta-nos a esperança que a CDU apresente o seu projecto renovado e que este mereca a confiança da população, coisa que imerecedimante não aconteceu nas ultimas autarquicas. Mesmo não ganhando que se represente na Camara, pois seria uma mais valia.
    Apenas lhe alerto a sede pelo poder do PS é muita, e o seu trabalho pode vir a ser colhido por alguem que ja não mereceu a confiança da população, e com a saida de Anita as coisas ficam bem mais faceis!

    ResponderEliminar
  8. Mas para quê especular já sobre o futuro autárquico?há que deixar o tempo correr, calma, a seu tempo todos conheceremos os candidatos e as escolhas partidárias...

    Ao caríssimo comentador "Anónimo" gostaria de lhe sugerir que em vez de se preocupar tanto com comparações não comparáveis e com suposições futuras passe a estar mais atento aos seus erros ortográficos, e entenda-me tal chamada de atenção como uma crítica construtiva pois é essa a intenção!

    ResponderEliminar
  9. Com gente credível em todas as freguesias, e com um candidato competente como o é o meu Amigo Eng.º, uma lista de independentes não só ganha as próximas eleições autárquicas, como com uma margem muito segura vence fregueias.
    SALVATERRA MERECE MELHOR!!!
    AS.

    ResponderEliminar
  10. Agradeço naturalmente a confiança, quanto ao mais... ainda é muito cedo para tomar decisões!

    ResponderEliminar