quinta-feira, 7 de abril de 2011

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 6-04-2011

O Sr. Vice-Presidente da Câmara informou que a ausência nesta reunião da Srª Presidente se devia a estar numa reunião na Comissão de Coordenação Regional.

No período antes da Ordem do Dia a vereadora Margarida Pombeiro (BE) assinalou que teve lugar no Centro de Bem-Estar Social de Marinhais um workshop destinado aos alunos da Universidade Sénior. Disse que ia estar na biblioteca municipal de Salvaterra de Magos uma exposição alusiva ao 25 de Abril, cedida pelo Centro de Documentação 25 de Abril. No pólo desta biblioteca na Glória do Ribatejo ia estar uma outra exposição sobre Alves Redol.
O vereador Luís Gomes (BE) apresentou uma moção – aprovada por unanimidade - de saudação e de apelo às populações para aderirem às manifestações que no próximo dia 16 de Abril vão estar diante dos ACES (Agrupamentos dos Centros de Saúde), no nosso caso em Almeirim, reclamando melhores condições de saúde
[A este propósito veja neste espaço o post que publicaremos no dia 9 de Abril de 2011].
O vereador César Peixe (BE) referiu que na próxima 6ª feira ia estar em Muge – depois de já ter estado em Salvaterra de Magos e em Marinhais – uma unidade móvel de rastreio auditivo que está ao dispor da população gratuitamente. [ver post anterior]
Lembrou o 10º aniversário das piscinas de Salvaterra de Magos, a 7 de Abril, referindo um conjunto de iniciativas que terão lugar naquelas instalações desportivas entre os dias 6 e 9 de Abril. Felicitou ainda a organização dos 12 Km de Salvaterra e da 5ª Caminhada, pois contaram, respectivamente, com cerca de 1.000 e 400 participantes. [O vereador Helder Esménio (PS) associou-se a este voto de parabéns enaltecendo o trabalho dos Amigos da Corrida de Salvaterra].
Os vereadores socialistas congratularam-se por a Junta de Freguesia de Marinhais já ter iniciado o atendimento de utentes da segurança Social, principalmente daqueles que têm mais dificuldades, os desempregados.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Helder Esménio (PS) chamou a atenção para o cuidado que a empresa Águas do Ribatejo vai ter de ter com a gestão da ETAR da Várzea Fresca pois a sua localização junto à Albufeira da Barragem de Magos é um risco quer do ponto de vista ambiental, como dos cheiros que ali podem ser gerados. Quanto ao impacto visual já nada se pode fazer, ele existe.

(clicar em cima para visualizar melhor)

Este vereador socialista fez ainda uma intervenção assinalando a importância de ser criado o Gabinete Municipal de Apoio ao Associativismo para ajudar os dirigentes e evitar os problemas que algumas Associações têm com a máquina fiscal.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador João Manuel Simões (PS) referiu-se à necessidade de se colocarem mais abrigos nas paragens dos autocarros e de se mudarem outros de sítio. Deu como exemplo o problema da EN 367 em Marinhais. [A este propósito o vereador César Peixe disse que pouco a pouco se iam reparando alguns dos abrigos e que estava a ser encarada a hipótese de colocar mais].

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) criticou a falta de planeamento e organização da maioria na Câmara Municipal ao ter convocado uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal com um ponto apenas na Ordem de Trabalhos e criticou o incitamento que a Srª Presidente terá feito para o(s) vereador(es) falharem essa AM, poupando-se deste modo algumas verbas. Fez ainda uma intervenção sobre o “estado triste e conturbado” em que se encontra o Portugal de hoje. Salientou os juros especulativos sobre a nossa dívida pública e como isso hipoteca o futuro do País. Criticou o desbaratamento das verbas que vieram da CEE a seguir à adesão, muitas delas gastas em viaturas e outras em obras não produtivas. Condenou o facto de as estruturas partidárias terem colocado gente de mais no aparelho do estado. Depois deste diagnóstico prometeu trazer alguns contributos.

No período da Ordem do Dia os vereadores tomaram conhecimento da 3ª alteração ao Orçamento Municipal e às Grandes Opções do Plano, ratificaram por unanimidade as transferências correntes do 1º trimestre deste ano para as Juntas de Freguesia dos Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo e Marinhais. Todas as outras matérias constantes da Ordem de Trabalhos foram aprovadas por unanimidade.

2 comentários:

  1. "ETAR da Várzea Fresca pois a sua localização junto à Albufeira da Barragem de Magos"..
    Se o que eu li está correcto...Isto é uma loucura.. TURíSMO a grande prioridade do concelho.. só investidos bons dinheiros na barragem que podiam ser usadaos noutras coisas e agora uma etar.. muito bem sós e for pra fazer de piscína..

    ResponderEliminar
  2. Turismo??? LLLLLLOOOOOOOOLLLLLLLLLLL nem turismo, nem desporto, nem cultura, nem infraestruturas, nem redes viarias, NADA! Esta gerencia Anita tem-se governado nos ultimos 10 anos a custa das promessas de empregos e da compra por subsidios a algumas colectividades, apenas no primeiro mandato com o vereador Feijão houve progresso e evolução no concelho

    ResponderEliminar