sábado, 2 de abril de 2011

NOVOS HORÁRIO DA CP

Com o intuito de viabilizar economicamente o transporte de passageiros em ferrovia, foi acordado entre as Câmaras Municipais de Coruche, Salvaterra de Magos, Cartaxo e a CP, já a partir do presente mês de Abril, um novo horário que serve os itinerários Lisboa/Setil - Coruche/Lisboa.
No essencial as alterações suprimem as ligações ferroviárias que havia ao sábado, terminam com uma ligação em cada sentido e ajustam os horários às necessidades das pessoas.

(clicar em cima para visualizar)

Esta ligação regional que nos aproxima da Área Metropolitana de Lisboa, serve - no nosso concelho - as estações de caminho-de-ferro de Muge e de Marinhais. 
Recomendo a consulta destes horários por todos os que se deslocam - de 2ª feira a 6ª feira - de e para aquela Área Metropolitana. Quem sabe não têm aqui uma solução financeiramente mais vantajosa e ambientalmente muito favorável!

8 comentários:

  1. E as ligações a Santarém foram esquecidas?
    Para quem trabalha em Santarém significa que ou espera 2 horas pelas ligaçoes ou então tem que utilizar outro meio de transporte, sugiro que olhem os horários que anexam para verificarem o facto que descrevo, pois o ultimo comboio da manhã chega ao Setil às 7H48m, e o comboio para Santarém sai às 7h40, em alternativa espera-se 55m para a proxima ligação, de tarde acontece o mesmo pois são mais 45m de espera para quem vem do entroncamento ou de Santarém. Eu e mais algumas pessoas que utilizavam este meio de transporte deixamos de o poder utilizar com estas alterações de horário,será isto um pretexto para acabar com esta linha?

    ResponderEliminar
  2. Como julgo compreenderá os novos horários da CP foram acordados entre a empresa e os Presidentes das Câmaras, ouvidas as pessoas. Limitei-me a assinalar como positiva a redução de custos na medida em que pode viabilizar, para além de Setembro, o transporte ferroviário de passageiros. Fico ao seu dispor no meu email hmesmenio@sapo.pt caso queira contactar-me para reunir consigo para perceber melhor a situação.

    ResponderEliminar
  3. Segundo julgo saber e eu era um utilizador deste meio de transporte, ninguém foi ouvido nesta mundança de horários, e aliás muita gente se mostrou contra. Eu sou morador em Marinhais e a maior ocupação do comboio acontece nesta estação, e como disse anteriormente algumas pessoas deixaram de o utilizar devido a esta mudança.Gostaria de saber se houve acrescimo de passageiros com esta mudança? Estou disponivel para falar sobre o assunto pessoalmente com vossa Exª.

    ResponderEliminar
  4. è tudo uma fantochada, realmente o Mendes de Coruche e a Anita estão bem um para o outro, mas em Coruche ao menos atira-se foguetes!
    A Camara de Salvaterra não conseguia pagar mensalmente as facturas á CP e assumiu com a mesma um acordo de pagar 2 em 1, ou seja uma atrasada e a referente ao mês. Ora não será ainda mais dificil cumprir esse acordo? Fica assim a CP a arder pelo menos até setembro.
    Aconselho ao Srº Engenheiro que averigue esta situação, pois a Camara vai ficar com uma divida ás costas nada leve.

    ResponderEliminar
  5. Ao dar-lhe o meu email já mostrei a minha total disponibilidade. Recomendo - independentemente de me vir a contactar ou não - que também faça chegar à maioria que governa a nossa Câmara Municipal essa sua preocupação, pois eu posso tentar influir mas à maioria é que foi confiado o mandato para governar.
    Ao seu dispor se o pretender.

    ResponderEliminar
  6. Já agora qual a sua opinião sobre este assunto? Acha bem que só as ligações a Lisboa estejam comtempladas?

    ResponderEliminar
  7. Não se trata de foguetes mas apenas de arrnajar soluções para as pessoas, que querem utilizar transportes publicos, quando tanto se apregoa a utilização dos mesmos, parece-me não ser este o caso.

    ResponderEliminar
  8. O que os vereadores socialistas disseram sobre este tema - aliás aqui reproduzido nessa altura - é que era importante que a maioria solicitasse à CP o número de utentes do transporte ferroviário, por horário de comboio, naturalmente que o seu destino era igualmente importante, para se perceber se havia ligações que com o menor dano possível pudessem ser suprimidas, e se haveria necessidade de acertar horários para captar mais utentes para este tipo de transporte, tudo obviamente no sentido de o viabilizar e de o manter a partir de Setembro. Não nos foram facultadas estas informações e a gestão da Câmara assumiu, como é sua obrigação, os acordos com a CP e os demais parceiros. Não estou em condições de lhe dar mais pormenores. O interesse colectivo é conseguir o maior número de "clientes" para que o Serviço se mantenha e, paralelamente, reduzir o seu custo.

    ResponderEliminar