domingo, 3 de abril de 2011

ESPAÇO SALVATERRENSE


Já o dissemos noutras circunstâncias. Com a conclusão da construção do Centro Escolar de Salvaterra de Magos, aprazada para o ano que vem, ficam disponíveis as actuais instalações escolares do 1º ciclo da freguesia.


As precárias instalações da escola do 1º ciclo do B. Pinhal da Vila deveriam ser, na nossa opinião, demolidas para ali "nascer" mais alguma habitação a custos controlados. Já propusemos à maioria BE que se iniciasse a elaboração do projecto técnico de viabilização desta ideia. Sem sucesso até ao momento! 


Sugerimos oportunamente que as instalações da escola do 1º ciclo da Avenida, depois da entrada em funcionamento daquele Centro Escolar, fossem reutilizadas pelas associações e colectividades que não disponham de sede social. Este edifício seria a sede comum de algumas destas instituições, o que permitiria obter importantes sinergias, quer na dinamização do espaço como na redução dos custos administrativos e de exploração.


Quanto às instalações da escola do Parque o que defendemos foi que passassem a ser um Quarteirão Cultural, com atelier de pintura, de escultura, de fotografia, etc, com espaço museológico alusivo aos Parodiantes de Lisboa, beneficiando da sua ligação a Salvaterra de Magos, e com um espaço salvaterrense onde através da imagem, de utensílios e dos mais variados suportes se manteria viva a história de muitas das "personagens" que fazem parte da nossa memória colectiva e que importaria preservar e transmitir às novas gerações.O Quarteirão Cultural, estou convicto, seria um sucesso, pois aliaria as experiências do passado às vivências do presente.
Ficam mais estas ideias. Um dia destes vai ter de se fazer o debate.

3 comentários:

  1. Atribuir sede social a quem a não tem não me parece grande ideia, a não ser que se contemple apoio extra a quem a tem, mas que para pagar a renda e custos adicionais tem de inventar iniciativas, desdobrar-se em pedidos, trabalhar para a colectividade. Até porque há por cá associações que se não possuem sede social, é por que efectivamente é essa a sua escolha, e não por motivos económicos.

    ResponderEliminar
  2. A observação que faz é pertinente. Creio, contudo, que será possível compatibilizar interesses.
    Uma nova dinâmica na gestão autárquica incentivará seguramente a criação de novas espaços/organizações/associações nomeadamente nas mais variadas áreas da cultura e do lazer. É muitas vezes necessário amparar primeiro, para que depois se possa começar a andar. Facultando no início espaços para reunir e trabalhar - se o projecto for bom - as colectividades encontrarão depois o seu caminho. Doutro modo, rapidamente o espaço ficará disponível para incentivar outros.

    ResponderEliminar
  3. Também não me parece que um dia destes se tenha de fazer o debate (ao nível PS). Este debate já foi efectuado pelo PS local há muito tempo. A Assomagos, federação das associações (colectividades do concelho) necessitaria de uma sede, e nesse campo penso ser aceitável a solução que indica. Não vi, até hoje, outra ideia "local" do género. É uma questão de fazer pequenos (muito poucos) ajustamentos e teríamos um associativismo muito mais rentabilizado e sustentavel.

    ResponderEliminar