quarta-feira, 6 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE


Comemora-se dia 7 de Abril o Dia Mundial da Saúde, dia do aniversário da fundação da Organização Mundial de Saúde, que ocorreu em Genebra em 1948, e de que Portugal é seu membro fundador.
O objectivo da OMS é que todos os povos possam gozar da máxima saúde, tendo todo o Ser Humano direito à saúde e os governos a obrigação da sua promoção. 
A saúde é entendida como um estado de total e completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.
As principais acções da OMS têm sido direccionadas para o controlo de epidemias, o emprego de medidas de quarentena, a estandardização de medicamentos, a regulamentação sanitária, e o planeamento e a execução de campanhas de vacinação, rastreio e prevenção de doenças, nomeadamente através da informação prestada às populações.


Cada ano a Organização selecciona um tema-chave de Saúde e incentiva as pessoas de todas as idades e de todos os contextos a organizar eventos que realcem o significado dessa e de outras matérias para a Saúde e Bem-estar. O Dia Mundial da Saúde proporciona uma oportunidade única para as comunidades por todo o mundo se associarem por um dia, para proporcionar acções que possam melhorar a nossa Saúde. Sendo o Dia Mundial da Saúde em 2011 subordinado ao lema “Resistência aos antimicrobianos: se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã”.
Conscientes  da dimensão dos problemas da saúde no concelho de Salvaterra de Magos, os vereadores eleitos pelo Partido Socialista não podem deixar passar esta data sem a referirem, reconhecendo ainda todo o trabalho desenvolvido pela OMS.

Sem comentários:

Enviar um comentário