domingo, 17 de abril de 2011

PARQUE DE CAMPISMO DO ESCAROUPIM

(clicar em cima para visualizar melhor)

Junto à Vala de Muge que ali perto entronca no Rio Tejo, integrado na importante mancha florestal da Mata do Escaroupim, não muito longe da aldeia avieira do Escaroupim, temos há já muitos anos um Parque de Campismo da Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo.


Já que os meios financeiros municipais não permitiram ainda dotar o acesso àquela infraestrutura turística de um revestimento betuminoso, importaria que a Câmara Municipal - ou por delegação a Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos - melhorassem um pouco o piso daquele caminho que se apresenta deteriorado.


Recomendamos a todos os que gostam de ar livre e ambiente saudável, uma estada neste local que oferece tranquilidade, magníficas sombras e, não muito longe, cruzeiros pelo Rio.
Aqui pode fruir a natureza!

10 comentários:

  1. Enquanto esperamos pela solução para o caminho.. que deve demorar ai mais uns 20 anos (se tudo correr bem) há uma coisa o que o Eng. helder pode fazer hoe mesmo é emendar o nome de "Vala de Muge" para "Ribeira de Muge" na prática nada muda mas teoria é difernte ser uma "Vala"feita pelo homem ou um "Ribeira" criada pela natureza (ou por deus para os mais reliogiosos). Parabéns pela dedicação.

    ResponderEliminar
  2. Uma correção, ambas as valas e ribeiras de Magos e de Muge, já existiam, foram sim depois "abertas" como consta nos forais quer de Muge quer de Salvaterra de Magos.
    O termo "aberta" refere-se sim ao alargamento desta linha de água, para que se drenassem a água para poder aproveitar aqueles terrenos para a agricultura.

    ResponderEliminar
  3. Sem querer contradizer o post anterior... sobre o facto a "ribeira de muge ter sido aberta" tal como a vala de salvaterra..como são zonas de inundação e paul era necessário drenar aqueles terrenos... mas a Ribeira de Muge é diferente pelo menos na zona entre Muge e o Tejo( na sua parte final). e não me parece que tenha sofrido grande abertura.

    Existe uma grande diferênça em ambas que é fácil de constatar.. a Vala de salvaterra tem em ambas as margens um valado, construido com a terra que foi tirada para fazer a vala.
    Na ribeira de muge não existe nenhum valado pelo menos na sua parte final ou seja de muge até ao rio tejo... além de outro facto de a margem direita da ribeiade muge, logo a seguir à pequena ponte metalica ser uma ilha ou mouchão...pelo menos no final da ribeira de muge não me parece que tenha sido assim tão "aberta".. mas tal é possivel para montante pra poder drenal melhor toda aquela zona de Paúl..

    Já agora deixo um apelo para se limpar toda a ribeira de muge até Muge... e quando falo em limpar não é vir com as maquinas e cortar todas as àrvores e destruir mais do que proteger as margens.. mas sim limpar, tirar algumas terras e cortar os ramos das árvores que estão a bloquer a passagem das águas e assim poder abrir a Ribeira à navegação até Muge... acredito que é possivel se Houver vontade.e quem conhece a Ribeira de Muge só diz que é um lugar fantastico.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso o Parque de Campismo do Escaroupim fica na Freguesia de Muge, e essa estrada ainda fica nos limites da Freguesia de Muge.

    Era um dos assuntos que era para falar na ultima reunião com a CMSM, mas acabei por me esquecer, e já lá passei várias vezes por causa dos Censos.

    No próximo mês irei levar este tema à reunião.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Sr. Presidente. Ninguém melhor que um Presidente de Junta de Freguesia para precisar o(s) limite(s) da(s) freguesia(s). Faça isso, era importante que antes do Verão o acesso àquele Parque melhorasse.

    ResponderEliminar
  6. A propria "Estrada do Escaroupim" que liga o Escaroupim a Marinhas é de 2 freguesias Salvaterra e Marinhais..o que já foi motivo de disputa e torca de mimos entre juntas porque nem arranjam nem deixam a outra junta arranjar... o caminho do "Mata do Escaroupim" é de Muge.. o que complica ainda mais as coisas a quem por lá mora e anda... na verdade "A estrada O Escaroupim" e a "Mata do Escaroupim" deviam ser do Escaroupim.. assim nós (os que lá moram) cuidavam dela e deixavam de incomodar as outras freguesias... deviamos ser independes...:) mas não como junta mas como pais.. só para não incomodar nem dar trabalho.. era bem mais fácil..

    ResponderEliminar
  7. Talvez não seja preciso tanto!... :-)
    As Juntas de Freguesia em colaboração com a Câmara Municipal, não vão deixar de cuidar desses arruamentos.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,

    Deparei-me agora com este post datado de 2011 e lamentavelmente o caminho de acesso ao Parque contínua uma miséria, para quando uma intervenção??


    Cumps

    Célia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A conservação de estradas em terra batida foi prejudicada nos últimos meses por uma paragem da motoniveladora. Infelizmente este equipamento, o único que o Município tem, não fez nas alturas em que devia as manutenções/reparações devidas. Daí que chegou a um estado de conservação que implicou a abertura de um concurso para a sua manutenção. Deste modo, ainda que sem números finais, aquilo que era para ser uma operação de rotina transformou-se numa grande reparação que julgo ascende a mais de 50.000€.
      Esta é a razão porque de um modo geral esta e outras estradas não estão conservadas como deviam.
      Tencionamos ainda, informo-a, valorizar este local criando, se o ICNF nos ajudar, pois a Mata do Escaroupim é estatal, criando rotas pedestres. Vamos ver se conseguimos criar um projecto que possa vir a merecer a aprovação superior.

      Eliminar