quinta-feira, 3 de março de 2011

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 2-03-2011

No período antes da Ordem do Dia o vereador César Peixe (BE) referiu que a moto niveladora e as retroescavadoras reparavam estradas em terra batida e valas pluviais. Acrescentou que as equipas de pavimentação reparavam estradas nos Foros de Salvaterra e em Marinhais e que prosseguiam as pinturas no Celeiro da Vala e o arranjo urbanístico na Rua Capitão Salgueiro Maia em Salvaterra de Magos.
A vereadora Margarida Pombeiro (BE) informou mais uma vez que ia realizar-se, a partir de 7 de Março na Biblioteca Municipal uma exposição intitulada: “A arte no feminino”. Assinalou ainda que a entrega das chaves das 12 habitações de renda social estava marcada para as 10 h do dia 3 de Março.
O vereador Luís Gomes (BE) na intervenção que fez assinalou e saudou o centenário do Dia Internacional da Mulher que se celebra a 8 de Março. Apresentou uma moção aprovada por BE e ex-PSD, com a abstenção PS, em que suscitava que no debate a fazer-se sobre a reforma administrativa, o tema da regionalização fosse prioritário, devendo-se avançar para ela de harmonia com o que prevê a Constituição e referiu recusar qualquer extinção avulsa de freguesias e municípios. [A este propósito o vereador socialista Helder Esménio lembrou da inoportunidade que é nos tempos que correm centrar o debate na regionalização, recordou que o Povo já foi chamado a pronunciar-se e que optou pela não regionalização. Alertou ainda que mesmo para os que defendem a regionalização este não é o momento e que temia até que com a criação de um novo nível de Poder, se criassem as condições para prescindir de algum dos níveis de Poder abaixo – freguesias ou municípios. Manifestou a sua concordância à moção relativamente à preocupação de não se decidir de modo avulso a supressão de freguesias e de concelhos].
A Srª Presidente da Câmara referiu que a Inspecção (IGAL) esteve na Câmara Municipal de 10 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2011. Deu os parabéns às Comissões de Festas de Marinhais 2009 e 2010 pelas verbas disponibilizadas para os melhoramentos do Pavilhão das Festas e felicitou a Comissão de Festas de 2011 pelo Festival da Sopa e do Pão Caseiro, eventos onde não pode estar. Referiu-se ao Mês da Enguia, 2011, destacando o alargamento das parcerias aos alojamentos e ao apelo a que as pessoas fiquem por cá pelo menos um fim-de-semana. Referiu os resultados do júri que apreciou o melhor restaurante e o mais inovador da edição de 2010.
O vereador socialista Helder Esménio lembrou que continuava a ser incumprida a recomendação por todos aprovada de que as reuniões de Câmara também passassem pelas freguesias.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Helder Esménio prosseguiu a sua intervenção precisando algumas das questões que foram perguntadas pela Inspecção, recusando a ideia que a liderança BE procura transmitir de que se tratou de uma mera visita de rotina. Para evitar que se possa especular sobre o que foi (ou não foi) inquirido fez uma síntese dos temas abordados.

(clicar em cima para visualizar melhor)

Sobre o Mês da Enguia os vereadores socialistas (João Simões e Helder Esménio) mostraram o seu descontentamento por perante o sucesso da edição do ano anterior não se ter preparado melhor o arranque desta edição de 2011. Deixaram votos para que apesar de todo o atraso no arranque do evento os resultados finais possam ser bons para os restaurantes, casas vinícolas, alojamentos e todos os demais parceiros. Sugeriram que no futuro se pudesse aproveitar a BTL (Feira Internacional de Lisboa) que decorreu há dias no Parque das Nações para nela promover também o nosso Mês da Enguia.

(clicar em cima para visualizar melhor)

Terminaram com um apelo ao BE para remover do percurso dos corsos carnavalescos de Marinhais a propaganda partidária que lá colocaram [ver post de 2-3-2011], recolocando-a depois, pois se todas as forças partidárias agissem do mesmo modo teríamos um escandaloso aproveitamento político-partidário do trabalho de um conjunto de voluntários de uma Associação que apenas visa trazer a Marinhais e ao nosso concelho muitos milhares de foliões. [Infelizmente a maioria BE preferiu falar em condicionamento da sua propaganda e em limites à sua liberdade de expressão, um conjunto de lugares comuns, quando o que se fez foi pedir que reflectissem e ouvissem o descontentamento daqueles que vão desfilar e não querem ver o seu trabalho confundido ou aproveitado seja por quem for].

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador socialista João Simões referiu-se elogiosamente à (re)inauguração do pavilhão da Comissão de Festas de Marinhais e destacou o trabalho da Associação do Carnaval dos Amigos de Marinhais na organização e preparação do Carnaval daquela freguesia.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador João Simões terminou a sua intervenção criticando alguns actos de vandalismo que são direccionados aos contentores e à sinalização rodoviária da freguesia de Marinhais e apelou ao executivo camarário para intervir no sentido de exigir, nomeadamente à Estradas de Portugal, a reparação dos danos.
(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) também lembrou a propósito do Dia Internacional da Mulher os eventos que as Comissões de Festas dos Foros de Salvaterra e de Marinais, respectivamente a 5 e 12 de Março vão realizar. Destacou o facto de Salomé Rafael ser a nova Presidente do NERSANT [aproveitamos esta oportunidade para lhe endereçar também os nossos parabéns], Em relação ao Mês da Enguia referiu igualmente o arranque tardio e o desagrado dos restaurantes por esse facto, realçando que o evento deve merecer toda a atenção. Terminou felicitando o Carnaval de Marinhais e chamando a atenção para o acumular de água da chuva no Largo das Festas de Marinhais, sob o viaduto da A13, na EN 367 e também noutros locais desta por falta de valetas.

No período da Ordem do Dia merece apenas destaque a 2ª alteração ao Orçamento Municipal que veio para conhecimento dos vereadores, a atribuição de um subsídio de 125€ à Associação Portuguesa dos Limitados da Voz e a anulação de mais um concurso de admissão de pessoal, desta feita um direccionado para dois lugares de nadador/salvador, numa fase em que já só havia dois candidatos possíveis para os dois lugares disponíveis. Ambos os jovens possuíam cursos de nadador/salvador e são residentes em Salvaterra de Magos. É a frustração das suas expectativas sem qualquer justificação válida. A este propósito fizemos a intervenção que se reproduz, da qual suprimimos, apenas, os nomes dos jovens.
(clicar em cima para visualizar melhor)

5 comentários:

  1. Para a proxima reunião convém destacar(digo eu) que os Concheiros de Muge tornaram-se Monumentos de Interesse Nacional! (só agora!!??)

    Hoje, dia 3 de Março, foi aprovado em Conselho de Ministros o Decreto em que se classifica entre outros, como Monumento Nacional, o Sistema de Abastecimento de Água das Sete Fontes, em Braga:

    "8. Decreto que procede à classificação como monumentos nacionais da Casa do Passal, dos Concheiros de Muge, da Igreja do Carmo, do Terreiro da Batalha do Ameixial, do antigo Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo, incluindo a cerca, do Sistema de Abastecimento de Águas à cidade de Braga no Século XVIII, designado por Sete Fontes, da Casa de Chá da Boa Nova e das Piscinas de Marés de Leça da Palmeira

    Este Decreto procede à classificação como monumentos nacionais de um conjunto de imóveis que se revestem de excepcional interesse nacional.

    O valor científico, patrimonial e cultural de cada um dos bens agora classificados, aliado aos critérios de autenticidade, originalidade, raridade, singularidade e exemplaridade, revelados pelo modo como foram apropriados pelos cidadãos e na relevância simbólica que adquiriram, como lugares das artes e da memória histórica e política, justificam que sejam classificados como monumentos nacionais, os seguintes imóveis:

    Casa do Passal;
    Concheiros de Muge;
    Igreja do Carmo;
    Terreiro da Batalha do Ameixial;
    Antigo Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo incluindo a cerca;
    Sistema de Abastecimento de Águas à cidade de Braga no Século XVIII, designado por Sete Fontes;
    Casa de Chá da Boa Nova; e
    Piscinas de Marés de Leça da Palmeira".

    ResponderEliminar
  2. "O vereador César Peixe (BE) referiu que a moto niveladora e as retroescavadoras reparavam estradas em terra batida e valas pluviais. Acrescentou que as equipas de pavimentação reparavam estradas nos Foros de Salvaterra e em Marinhais e que prosseguiam as pinturas no Celeiro da Vala e o arranjo urbanístico na Rua Capitão Salgueiro Maia em Salvaterra de Mago"
    Onde está a novidade desta informação?? Faz a CMSM algum favor em proceder a este tipo de trabalhos?? Não é para isso que o contribuinte paga os seus impostos?? Estes anuncios revelam "Pequenez" de quem muitissimo pouco faz e se vê na necessidade de propagandear coisas que em Camaras a sério nem sequer são consideradas motivo de destaque.

    ResponderEliminar
  3. E não passamos disto! A presidente defende-se e desculpa-se
    Peixe diz onde andam as maquinas, a vereadora Pombeira diz qual a exposição que esta na biblioteca de salvaterra....
    Estrategia? Planeamento? Zero!

    ResponderEliminar
  4. Gostava de colocar uma questão relativa ao Mes da Enguia, as freguesias de Muge, Granho e Gloria não tem restaurantes, mas não existem nenhumas iniciativas previstas no ambito deste certame? Ja agora questiono, o almoço no BTT em Gloria vai ser enguias, ou carne de porco? Se está no mes da enguia não era logico a Rainha estar presente?

    ResponderEliminar
  5. Já que se referiu, e bem, os actos de vandalismo que têm ocorrido sobre alguma da sinalização vertical da EN 367, em Marinhais, e sobre alguns contentores do lixo, venho sugerir que os Srs. Vereadores e também a Srª. Presidente tenham o gosto de transitar na Rua do Escaroupim! Esta é a Rua que liga o "cruzamento de Marinhais" ao Escaroupim, para quem desconhece a sua localização e também desejar constatar os factos, fica a explicação.
    Foi com bastante indignação que ao transitar na supra referida Rua constatei que após o entroncamento com o Beco do Modinhas foi aberta uma vala ao longo da Rua e as terras retiradas foram depositadas na faixa de rodagem, o que impede o cruzamento de veículos ao longo de uma distância considerável, a menos que todos se façam deslocar usando veículos todo-o-terreno para circular neste percurso... É assim que deixo um alerta e também pedido, para que esta situação seja regularizada. Aproveito também para referir que os postes existentes, para sustentação da rede eléctrica, estão em situação pouco segura devido às "escavações" realizadas aquando da abertura da dita vala. Assim, adverto para o turbilhão de emoções que podem Vossas Excelências experimentar no percurso referido: 1. habilitam-se a ter de percorrer uma distância ainda grande em marcha atrás caso o vosso veículo se cruze com outro e se nenhum deles for um todo-o-terreno!; 2. estão ainda habilitados a ir dar um passeio até à vala, que por sinal contém água "choca e mal cheirosa"!; 3.ganham um verdadeiro passeio tt numa estrada que liga duas povoações no nosso Concelho, é uma autentica roda viva de entra e sai de buracos, lamentável também o pavimento...; 4.tem, por fim, a oportunidade de simular uma brincadeira infantil, o jogo da apanhada, com os postes da electricidade, já que alguns deles ameaçam cair sobre o que ainda resta da Rua do Escaroupim.

    Em jeito de despedida, faço figas para que nenhum acidente ocorra ou alguém se magoe devido às causas apontadas. É que depois não poderão dizer que não sabiam do lamentável estado desta via de circulação...

    ResponderEliminar