terça-feira, 22 de março de 2011

ATÉ QUANDO?!


Sabemos que a responsabilidade pela construção, manutenção e gestão das redes de águas e esgotos domésticos passou das Câmaras Municipais para a empresa de capitais públicos municipais Águas do Ribatejo.
Sabemos que essa opção das autarquias, que nela se associaram, permitiu de imediato aproximar o preço do m3 de água e saneamento do seu custo real, acabando com o "preço político" (subsidiado) que durante anos existiu na maior parte dos Municípios. Discordámos da forma brutal como esses aumentos se processaram, teríamos preferido que eles ocorressem de modo faseado, dissemos-lo por diversas vezes, a subsidiação do preço ia diminuindo enquanto o ónus do pagamento daqueles serviços se ia transferindo para os consumidores.
Sabemos que há investimentos importantes em curso e por realizar que foram (e estão a ser) financiados por fundos comunitários (QREN) e em que a componente nacional vai ser paga pelos consumidores, pois a eles caberá pagar os juros e a amortização dos empréstimos bancários a que a empresa já está a recorrer.
Começa a ser tempo de aquela empresa efectuar as redes de esgotos do Granho, dos Foros de Salvaterra e de concluir o que falta e está projectado em Marinhais.
Tão ou mais importante que isso é a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo iniciar já a elaboração de novos projectos que possam estender, no futuro, as redes de esgotos a mais populações, nomeadamente nas freguesias de Marinhais e dos Foros de Salvaterra, prevenindo a necessidade de prestar um melhor serviço a todos.

(Est. das Malhadinhas - Foros de Salvaterra)

Embora a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos pouco ou nada tenha que ver com a execução das obras, era importante que pelo menos pressionasse aquela empresa a realizá-las, pois de outro modo as populações para além da falta  de redes de esgotos ainda têm de se debater com a falta de alcatrão em muitas das estradas camarárias que já o tiveram!
O deixa-andar da gestão BE da Câmara Municipal trouxe-nos a esta situação, o mínimo que se lhe pode exigir é que corrijam o que até agora fizeram menos bem!

2 comentários:

  1. Nesta disputa que vai ocorrer entre os Concelhos que fazem parte do Capital Acionista das águas do Ribatejo pela realização de investimentos é claro que sairão vencedores os Concelhos com maior capacidade de influência e pelo passado recente não me parece que este seja o caso de Salvaterra de Magos cuja governação BE está mais preocupada em pesar as enguias que se vendem no mês da Enguia e em anunciar a cada 15 dias a Obra da Rua Capitão Salgueiro Maia que envergonha os serviços municipais pela sua morosidade e coloca a nu a incapacidade de liderança daqueles que apenas desempenham funções porque em determinado lapso temporal colaram bandeirolas e distribuiram manifestos de escárnio e mal-dizer.

    ResponderEliminar
  2. Como já disse reiteradas vezes o espaço de comentário é, por definição, para comentar o post supra. Não para comentar ou criticar outros comentários ou opiniões, ou divergir do tema do artigo.
    Ao apagar um comentário que neste espaço falava do mês da enguia apaguei simultâneamente e inadvertidamente um outro. Ao seu autor - julgo que anónimo(a) - peço desculpa. Se o quiser reenviar...

    ResponderEliminar