sexta-feira, 25 de março de 2011

ESTRADA DA FAJARDA - GLÓRIA DO RIBATEJO


Apesar da Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo já o ter solicitado por diversas vezes - em face dos acidentes que ali já ocorreram - e também do compromisso assumido pela Srª Presidente da Câmara, perante a exposição de um munícipe feita numa reunião de Câmara, continua por melhorar a sinalização rodoviária da Est. da Fajarda, na saída da Glória do Ribatejo para aquela povoação do concelho vizinho de Coruche.
Como de algum modo a foto indicia, este troço da Est. da Fajarda é uma longa recta, onde as velocidades sobem muito, e de repente - apesar da sinalização vertical - no final da recta surge uma curva à direita a 90º, sendo - principalmente de noite - os automobilistas induzidos em erro por um caminho rural que fica em frente e tem piso em terra batida.


Acrescem a estas dificuldades o facto de próximo deste local o perfil longitudinal ter uma "lomba" que só permite a visualização da curva quando as viaturas estão em cima dela, muitas vezes, com pouco tempo para reagir.
O número de acidentes/despistes que aquele local vai acumulando exige que se adopte mais alguma sinalização, sugerindo-se a pintura de um e outro lado da curva de bandas cromáticas que alertassem os condutores para a aproximação à curva, um pouco à semelhança da solução que se segue quando nos aproximamos de uma rotunda.


Do lado oposto, ou seja, de quem circula na direcção da Fajarda - Glória do Ribatejo o perigo é menor pois antes desta curva existe uma passagem de nível e as viaturas aí reduzem substancialmente as velocidades de circulação. Ajuda também deste lado o facto de no topo do arruamento estar uma seta reflectora (amarelo e preto) que é um importante auxiliar dos condutores, principalmente de noite, para lhes indicar a direcção da marcha. Talvez seja possível  adoptar sinalização semelhante quando vimos da Glória para a Fajarda.
Ainda nos apercebemos que um sinal de trânsito que indica curva perigosa à esquerda está escondido entre os ramos dos eucaliptos que estão junto à faixa de rodagem.
Já começa a ser tempo de a Câmara Municipal melhorar, como disse ir fazer, a circulação automóvel neste ponto.

Sem comentários:

Enviar um comentário