segunda-feira, 21 de março de 2011

ANDAR MAIS DEVAGAR NA EN 367


Circula-se demasiado depressa em muitos troços da EN 367 em Marinhais. Esta via que liga a EN 118 ao centro urbano de Marinhais e à freguesia da Glória do Ribatejo é por muitos automobilistas considerada como uma mera Estrada Nacional que atravessa uma povoação, mas para os que vivem, estudam e trabalham em Marinhais é um arruamento urbano, como tantos outros que a vila tem. Ainda mais porque são frequentes os cruzamentos e os entroncamentos com a rede viária municipal, há diversos locais de estacionamento, muitos estabelecimentos comerciais, muita gente a pé e de bicicleta.
Esta leitura diferente da EN 367, entre os que a têm de percorrer para chegar ao seu destino e os que a usam no seu dia-a-dia para irem para a escola, para aceder aos serviços e aos comércios nela sediados, gera uma certa conflitualidade que tem ocasionado acidentes e atropelamentos, muito mais frequentes do que todos certamente desejaríamos.


Conscientes de que é preciso fazer algo os vereadores socialistas sugeriram na última reunião de Câmara que se articulasse com a Estradas de Portugal uma solução que poderia passar pela colocação de semáforos em alguns cruzamentos de Marinhais, o que ajudaria a reduzir as velocidades.
Deram como exemplos a colocação de sinais luminosos nos entroncamentos da Rua das Maravilhas, da Rua de Macau, da Rua António dos Santos Pancada e, pelo menos, no cruzamento da Rua Narciso Santos.
A avaliação do sucesso destas medidas poderá determinar, no futuro, que se regulem mais entroncamentos, aumentando assim os níveis de segurança para quem entre ou saia da EN 367, assegurando cumulativamente  mais baixas velocidades de circulação nesta via.
Caso o alcance destas medidas não seja o suficiente poderemos ter de vir a recomendar a utilização de radares fixos ou móveis.
Os vereadores socialistas preferem a sensibilização e a regulação dos automobilistas, só em último recurso se deverá recorrer à punição: multar os infractores.
Igual reflexão vamos ter de fazer um dia destes a propósito da EN 114-3 nos Foros de Salvaterra e na Várzea Fresca. 

7 comentários:

  1. Parabéns pelo seu post.
    Também seria a altura de se pensar em ciclovias em Marinhais. O facto de ser tudo plano era uma excelente medida. Assim era muito mais facil andar de bicicleta. pois facilitava e incentiva ainda mais o uso delas como meio de deslocação em pequenas distançias. Todos ganhavamos.

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  2. Semáfores não creio que seja boa ideia.
    Primeiro, porque são caros. Depois a colocação de semafores iria fazer com que os carros parassem mais vezes, e nesses para arranque os motores iriam aumentar as emissões de C02 para a atmosfera.
    Pode-se sim, criar passadeiros com lombas. E fazer uma campanha de sensibilização de modo a que se reduza a velocidade.
    cmprts

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  3. Quanto à(s) campanha(s) de sensibilização nada a contrapor, todo o investimento feito em informar e prevenir é seguro. Quanto á colocação de passadeiras sobreelevadas em estradas que ligam povoações, discordo. As viaturas pesadas com cargas são muito penalizadas. De noite o barulho é muito significativo. A ideia é precisamente que surjam sinais vermelhos no percurso, primeiro porque baixa as velocidades na EN 367, depois porque facilita a entrada e saída de viaturas da rede viária municipal de Marinhais nesta via nacional. No essencial estamos de acordo reduzir as velocidades.

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    1. desacredito os semáforos, e a prova é para que quiser ver no cruzamento do vazil, assim como o zé do moinho... ninguem pára, mais está verde para quem vai entrar na 118 e temos que tentar entrar na 118, a ideia de baixar velocidade só com radar ao fim de um mês estava pago o invetimento...

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  4. No centro de Marinhais convinha uns semaforos, no cruzamento dos CTT, no cruz. da JPFigueiredo e no cruz da industrial, quanto ás ciclovias só a falta de visão por parte do Bloco de Esquerda na Câmara e na Junta levaram a esta falta imperdoavel. Marinhais sempre foi uma terra de bicicletas, e sendo o terreno plano melhor ainda, quando se fez alcatroamentos e passeios as ciclovias nunca foram projectadas. Incompetencia e falta de visão de futuro.
    Mas tambem convem frisar que sendo a Junta PS nada tem feito, nem uns estacionamentos para as binas existe no centro.

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  5. A solução seria semáforos com sensor de velocidade, desta forma, os condutores só parariam no vermelho caso excedessem a velocidade estipulada, dessa forma o tal problema do aumento de CO2 não se colocaria e a velocidade dentro da vila seria reduzida.

    Já agora: ciclovias? estes tempos modernos! ainda sou do tempo em que toda gente ia a pé ou de bicicleta para a escola sem qualquer problema logo a partir da 1ª classe :) obviamente os tempos são outros e compreendo perfeitamente tal necessidade.

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  6. Deixo um agradecimento por alguém ter a intenção de zelar pela segurança de quem transita por Marinhais!

    Semáforos, concordo!

    Lombas elevadas?meu deus, só quem não reside ou transita com frequência por locais onde estas existem é que as pode recomendar...

    Ciclovias e vias pedonais seriam muito bem vindas à Vila, tal como a construção de passeios em locais onde ainda não existem!

    E para o BE deixo um conselho: fazer "obra" onde já há obra feita só revela cegueira, abram os olhos e façam algo para evoluir o nosso Concelho.

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