domingo, 13 de março de 2011

O INÍCIO. UMA IDEIA.

Os Foros de Salvaterra e a Várzea Fresca, dissemo-lo já por diversas vezes, integram a freguesia – de entre as mais populosas do concelho de Salvaterra de Magos – que apresenta o menor índice de desenvolvimento quer em infra-estruturas de saneamento básico como em equipamentos culturais, desportivos e de educação.


Em campanha eleitoral e também já no debate em reunião camarária que antecedeu a aprovação do Plano e Orçamento para 2010 (há mais de um ano), foi decidido recomendar à maioria BE que negociasse com o proprietário do terreno onde hoje se localiza o campo de futebol do Forense (ver planta acima) as contrapartidas para a cedência daquele espaço à freguesia ou ao Município.
Com esta ideia lançar-se-iam as bases para no futuro situar ali a Zona Desportiva dos Foros de Salvaterra, evitando que se espalhem equipamentos com estas características um pouco por toda a freguesia, o que a acontecer impediria o ganho de sinergias que a proximidade destas infra-estruturas origina e inviabilizaria, ainda, a minimização dos custos de exploração a suportar por dinheiros públicos.


Quaisquer que venham a ser os estudos para o local esta sugestão demonstra que ali, para além do campo de futebol de 11, será possível construir um pavilhão desportivo, campo(s) de ténis, circuito de manutenção e fruir de uma zona de lazer arborizada.
É passo a passo que se fazem as obras. Esta ideia pretende ser apenas o início do debate, até que um dia se atinja o projecto e se obtenham os recursos para o concretizar.

8 comentários:

  1. Ora aí está uma excelente ideia!

    ResponderEliminar
  2. de criação de emprego?!?!?!?!

    ResponderEliminar
  3. Já o dissemos em campanha eleitoral. Já lutámos pela sua inclusão no Plano e no Orçamento proposto pela maioria BE. O que defendemos é que se construa uma Área Empresarial nos Foros de Salvaterra, beneficiando da proximidade ao nó da A13 e também ao futuro aeroporto de Lisboa. A maioria que governa a Câmara preferiu comprar 10 ha, por 1,1 milhões de euros, em Muge, onde já tínhamos um loteamento industrial semi-ocupado.
    Temos outras propostas que passam por melhorar as condições e a taxação de quem quer investir no concelho. Mas até agora, uma vez que a decisão é de outros nada foi possível concretizar.

    ResponderEliminar
  4. Então e o que aconteceu a esse terreno comprado em Muge? A presidenta tambem em vespera de eleições fez referência á instalação de uma plataforma logistica nos foros de salvaterra, onde está? E a herdade da raret?

    ResponderEliminar
  5. ja sabe que o vereador abrantes vai ser o candidato do BE as proximas eleicoes? ficou de fora para o povo se esquecer que ele esta associado a este desgoverno

    ResponderEliminar
  6. E onde está essa projecção gráfica para essa referida zona industrial dos Foros, apenos nos apresenta a projecção para uma zona de lazer...

    ResponderEliminar
  7. Acredito que ambiciona que encontremos as soluções que a maioria BE há 13 anos ainda não conseguiu. Demoraremos seguramente bem menos tempo a consegui-lo do que a actual liderança leva de poder na autarquia. Se apresentámos uma solução para uma Zona de lazer e desportiva nos Foros, o que nem isso o BE fez, prejudicando claramente esta freguesia em relação às demais, foi porque já foi anunciada alguma disponibilidade do proprietário para "negociar" este espaço de terreno. Nós queremos e vamos fazer!...

    ResponderEliminar
  8. Relativamente ao ex-vereador Abrantes e às escolhas BE compreenderá caro(a) anónimo(a) que não me pronuncie. É um assunto interno de cada um dos Partidos ou dos Movimentos de Cidadãos escolherem as suas equipas e elaborarem os seus programas. Do que sei o que diz pode não ser A verdade. Nunca vi o vereador indisponível para prosseguir com o seu mandato. Mais, o que vi, de 2005 a 2009, foi uma Presidente de Câmara ausente, indiferente, num absoluto deixa-andar e um vereador, na altura vice-Presidente da Câmara que, mal ou bem, foi assegurando a sobrevivência de uma maioria que já não o merecia ser!

    ResponderEliminar