sábado, 26 de março de 2011

DATAS A RETER (em Março)

(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)

Outrora aconteceu, em Março:

  • No dia 9, de 1913 – Foi inaugurado o Hospital da vila de Salvaterra de Magos, sendo doado à Misericórdia local. O seu custo, foi de nove contos e noventa e cinco mil quatrocentos e sessenta e um réis. O seu primeiro doente foi um pescador, de nome José Duarte, natural da Barquinha.
  • No dia 27, de 1927 – Foi fundada em Salvaterra de Magos, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, tendo a sua primeira sede nas instalações do Grémio da Lavoura.
  • No dia 23, de 1928 – É publicado o decreto-lei nº 15.221, onde consta que Marinhais pode a partir daquela data se constituir em Freguesia.
  • No dia 25, de 1936 – Foi publicada na Portaria do Ministério do Interior, com o nº 8.395-1ª série do Diário do Governo, a Constituição Heráldica da Bandeira, Armas e Selo da Câmara de Salvaterra de Magos.
  • No dia 30, de 1943 – José Caleiro (trabalhador rural) que recebera de seu sogro José Ferreira a exploração da passagem da barca na Palhota, vendeu-a a Manuel Franklin. Este por sua vez cedeu-a a João Batista Miranda “O Maçarongo”, que a vendeu à dupla José Tomaz e António Moreira (pescadores). Este meio de transporte para passagem para Valada, entrou em decadência com a inauguração, na década seguinte, da Ponte Marechal Carmona em Vila Franca de Xira.
  • No dia 22, de 1991 – No Cartório Notarial de Salvaterra de Magos, foi registada em escritura pública, a constituição do Clube Ornitológico de Salvaterra de Magos –COSM, sendo o seu primeiro proponente – José Rodrigues Gameiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário