quinta-feira, 10 de março de 2011

PRECARIEDADE(S) OU ABUSO DE PODER ?!...

Depois de ler: "O Bloco está sempre na primeira linha de combate à precariedade, que coloca gerações em situação muito difícil, sem direitos ou garantias sociais, sem perspectivas de futuro." É curioso ver como para alguns, em política, aquilo que dizem defender se distancia muito daquilo que acabam por fazer ou permitir, pelo seu voto, que outros façam. 


PRECARIEDADE 1

Na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos a maioria, todos os vereadores BE, com o voto contra dos vereadores socialistas, decidiram anular o concurso de admissão de 2 nadadores/salvadores para as piscinas municipais quando os candidatos que já tinham sido admitidos a concurso, depois de avaliação curricular, eram apenas 2 jovens do concelho de Salvaterra de Magos, e já tinham prestado provas escritas. O argumento que invocaram foi a "reorganização dos serviços", uma habilidade administrativa para impedir aqueles jovens de aceder ao "quadro" da Câmara Municipal, por razões que escapam às suas competências (ambos têm curso de nadador/salvador) e à sua experiência (ambos trabalham ou trabalharam durante largos anos nas piscinas de Salvaterra).
O que sustenta esta decisão da maioria BE é algo de muito menos elevado, uns e os outros sabem-no bem!

PRECARIEDADE 2

Com esta decisão que todos os vereadores da maioria votaram favoravelmente, um dos jovens actualmente com contrato a termo, a trabalhar para a Câmara naquelas piscinas, foi impedido de ser contratado por tempo indeterminado, de passar para o "quadro", e de com isso atingir a estabilidade de emprego que todos os jovens desejam. Resta-lhe continuar a contrato a termo apesar da função que exerce ser de carácter permanente.


PRECARIEDADE 3

A proposta que o BE aprovou, por unanimidade dos seus membros eleitos - na altura em que restavam dois jovens candidatos com todos os requisitos para os dois lugares a preencher - afirma explicitamente que com a anulação do concurso, "... não se encontram constituídos quaisquer direitos... em relação a quaisquer candidatos". Triste fado o dos nossos jovens, 2 ou 3 meses antes faziam falta, abre-se um concurso, candidatam-se, são admitidos, fazem provas e quando bastava entrarem dizem-lhes: "Agora não dá!". Lamentável.

PRECARIEDADE 4

O outro jovem que teria entrado para o "quadro" e que a maioria BE administrativamente impediu foi durante 6 ANOS nadador/salvador nas piscinas de Salvaterra de Magos. A gestão camarária "despediu" o funcionário não por ele ser incapaz, não por ele não ter formação adequada, mas apenas porque quis deixar esgotar o tempo máximo que a Lei permite à entidade patronal para ter um trabalhador a contrato a termo. A gestão BE, como qualquer empresário menos escrupuloso, manteve um funcionário 6 anos a contratos, exercendo uma função com carácter permanente, depois resolveu descartar-se dele, e mais tarde anulou até o concurso que lhe permitiria regressar ao exercício da sua profissão!

Não temos esta visão da vida e das pessoas. Connosco os funcionários não serão nunca objecto de vinganças instrumentais. Jamais abriremos concursos e os anularemos quando os candidatos melhores classificados não forem os que mais gostaríamos. Com estas posturas a maioria BE arrisca-se a cair no ridículo!...

5 comentários:

  1. E os vários funcionários que estão na "prateleira" e não são assim tão poucos, tambem é precaridade. Mas parece que o bloco de Salvaterra de Magos quer engolir sapos a nivel concelhio e depois a nivel nacional aparecem como senhores da verdade. Vergonha e dizem que são de esquerda!!!

    ResponderEliminar
  2. Mande esta info ao Louçã e ao Pureza, até pode ser por via do vereador Luis Gomes, o vereador de camara para os assuntos nacionais e internacionais

    ResponderEliminar
  3. Realmente nunca me apercebi que o Ver. Luis Gomes tenha feito qualquer tipo de intervenção relacionada com o Concelho de Salvaterra de Magos, sendo que as suas preocupações estão sempre centradas em temas de politica Nacional. Isto prova que a CMSM é demasiado pequena para tão grande homem. LOLOLOLOLOL

    ResponderEliminar
  4. Desculpem intrometer-me da análise que fazem ao trabalho de um ou outro vereador. É um facto que muitas suas intervenções versam matérias de âmbito nacional, mas também é verdade que já foram feitas algumas que versam matérias do nosso concelho. Não me compete precisar quais, nem se são muitas ou poucas, mas o rescaldo que faço ás reuniões de Câmara poderá testemunhar que esta minha observação se justificava.

    ResponderEliminar
  5. Pois pois, assuntos locais? tais como os comboios e a saude? sempre com o objectivo de criticar o amigo socrates e o governo! demagogia BE!

    ResponderEliminar