quinta-feira, 20 de maio de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 19-05-2010

No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista Helder Manuel Esménio chamou a atenção do executivo BE para a necessidade de se solicitar à empresa Águas do Ribatejo a elaboração do projecto técnico para a execução de uma rede de esgotos domésticos na povoação do Granho Novo, para evitar contaminar a Barragem de Magos, agora que aquela empresa leva por diante a construção da ETAR da Várzea Fresca. Foi referido pela Sr.ª Presidente da CM que este projecto faz parte de uma 2ª fase de aprovação a levar a cabo no âmbito do QREN.
Os vereadores socialistas aproveitaram a oportunidade para enviar felicitações ao Clube Andebol de Salvaterra (CAS) pelo trabalho que vem desenvolvendo, essencialmente nos escalões de formação, e por ter um seu atleta iniciado convocado para a Selecção Nacional de juniores C.
(Clique em cima para visualizar melhor)

A Sr.ª Presidente da Câmara e o vereador Helder Esménio apresentaram publicamente os parabéns aos dirigentes e associados da Casa do Povo de Muge pelo seu 76º aniversário, comemorado no passado dia 14 de Maio [ver post de 13.05.2010].
A Sr.ª Presidente fez uma intervenção assinalando a importância do Rio Tejo e a realização do colóquio “Água e Rios”, que será realizado conjuntamente com o Movimento Pró-Tejo, no próximo dia 6 de Junho, no Auditório do Cais da Vala. Seguidamente referenciou como muito positivo o I Congresso da Cultura Avieira que num dos dias esteve em Salvaterra de Magos, evento que foi igualmente evidenciado pelo vereador Jorge Burgal (ex-PSD) e pelo vereador Helder Esménio. Este último vereador (PS) aproveitou – na intervenção que fez - para dar conta das duas recomendações aprovadas pelo Congresso, uma das quais considerando crime ambiental a captura ilegal de enguias bebé, situação que levou a que no último Mês da Enguia se tivesse consumido enguia oriunda de França e de Marrocos e não pescada aqui no Rio Tejo.
(Clique em cima para visualizar melhor)

Os vereadores socialistas, João Manuel Simões e Helder Manuel Esménio, terminaram as suas intervenções, neste período, apelando à comunicação social para ajudarem a denunciar publicamente a inércia com que a Estradas de Portugal vem encarando a resolução do problema da semaforização intermitente na EN 118, o que há algum tempo poderá ter contribuído para um acidente no cruzamento de Marinhais que vitimou um casal, deixando três crianças órfãs.
O vereador Jorge Burgal embora congratulando-se com a redução dos vencimentos dos políticos e dos gestores públicos foi muito crítico ao PEC e ao Governo designadamente pelo aumento do IVA, e do IRC e a diminuição da transferência de verbas para as autarquias.
Da intervenção do Sr. vereador César Peixe (BE) destaque para o rebaixe de alguns lancis junto a passadeiras em Salvaterra de Magos e o apoio à montagem das Festas do Foral.
A vereadora Margarida Pombeiro (BE) referiu o arranque da iniciativa “Rastreio do Cancro da Mama”, o início da Feira do Livro em Marinhais e a realização de algumas visitas de estudo pelas crianças da pré-escola e 1º ciclo à RESIURB (empresa que trata os lixos), ao Escaroupim e à quinta pedagógica do Desafio Jovem.

No período da Ordem do Dia há a registar a 3ª alteração orçamental que retirou algumas das verbas inicialmente previstas para projectos e obras de arranjos urbanísticos no concelho, designadamente 3ª fase da EN 367 e Largo da República em Marinhais e também para a EN 114-3 na Várzea Fresca, o que mereceu a seguinte intervenção de um dos vereadores socialistas:
(Clique em cima para visualizar melhor)

Vai iniciar-se a repavimentação de ruas na freguesia de Salvaterra de Magos (fase 1), o que desde logo é uma boa notícia. Infelizmente a solução que vai ser seguida é aplicar um tapete de 5 cm em cima do que existe o que faz com que o alcatrão fique quase à cota dos lancis. Para evitar que as águas das chuvas invadam os passeios o alcatrão a aplicar não vai ocupar toda a faixa de rodagem deixando uma “regueira” junto ao lancil. É uma solução parecida com a que existe na Rua Luís de Camões (Rua do Clube Desportivo) em Salvaterra de Magos e que também foi executada - um pouco antes das últimas eleições autárquicas - nas Ruas de Muge e de Coruche na Glória do Ribatejo. Segue-se a intervenção do vereador socialista Helder Esménio que alertou para o perigo e menor valia técnica da solução escolhida pela maioria BE.
(Clique em cima para visualizar melhor)

Sem comentários: