sábado, 15 de maio de 2010

REDUZIR O ABANDONO ESCOLAR

UE-27 E A COMISSÃO EUROPEIA CONCORDARAM EM ESTABELECER METAS ESPECÍFICAS PARA REDUZIR CASOS DE ABANDONO ESCOLAR

Reunião Informal dos Ministros da Educação

Membros da UE e da Comissão Europeia chegaram a um consenso sobre as metas europeias e nacionais para reduzir o número de casos de abandono escolar precoce e aumentar o número de titulares com qualificações do ensino superior até 2020, e a Comissão irá ajudar os Estados, se eles tiverem problemas, a alcançá-los.
"Isto não é para repreender ninguém, nem para contestar qualquer país, mas para identificar os problemas e ver o que a Comissão possa fazer para ajudar a resolvê-los", afirmou nesta quarta-feira o comissário europeu para a Educação, Androulla Vassiliou, na conferência imprensa que encerrou a reunião informal dos ministros da UE, presidido por Espanha. A ministra espanhola da Educação, Ángel Gabilondo, referiu que haverá um processo de monitorização anual, criado para supervisionar o cumprimento progressivo e cuidadoso dos objectivos nacionais e dos definidos para a EU. Em comparação com as metas do Lisboa 2010 e o seu baixo grau de execução, o objectivo agora é definir um número limitado de objectivos e de estabelecer uma monitorização adequada para garantir que sejam alcançados, até 2020, afirmou o comissário.
As metas serão definidas, de acordo com a situação de cada país, a partir de medidas comuns adoptadas, se possível, na próxima reunião do Conselho Europeu de Chefes de Estado e de Governo a realizar em Junho próximo, tendo em conta a proposta do Conselho formal dos ministros da Educação que se realizará em Bruxelas, no dia 11 de Maio. A 27 de Abril irá realizar-se uma reunião de alto nível que já poderá definir os objectivos, para a União como um todo, estabelecendo uma redução de 10% do abandono escolar precoce e um aumento de 40% na formação universitária e formação profissional.
Os ministros analisaram o Programa "Juventude em Movimento", iniciativa que faz parte da estratégia Europa 2020. Sublinharam os aspectos sociais e de mobilidade, não só para o ensino superior e alunos do ensino secundário e professores mas, também, para os jovens trabalhadores conseguirem uma experiência de trabalho noutros países e se familiarizarem com outras línguas e culturas.

Noticia em ES e EN
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