terça-feira, 25 de maio de 2010

OS NÚMEROS NÃO ENGANAM

(Heterónimo de Fernando Pessoa)

O concelho de Salvaterra de Magos é, infelizmente, como já tive oportunidade de noutras ocasiões aqui afirmar, o pior concelho do Distrito de Santarém e um dos piores do País, no que diz respeito às oportunidades para aqui trabalhar.
De entre as cerca de três centenas de concelhos do Continente, Salvaterra de Magos é o que tem a 16ª pior taxa de desemprego. O que nos separa dos concelhos que nos rodeiam (sendo o Governo da Nação o mesmo) é bem evidente nos números da estatística que aqui reproduzo.



Ranking

Concelho

Taxa desemprego

16º

Salvaterra de Magos

16,7%

65º

Coruche

13,4%

112º

Alpiarça

11,6%

113º

Almeirim

11,5%

132º

Benavente

10,9%

138

Azambuja

10,7%

170º

Golegã

9,7%

183º

Constância

9,3%

189º

Vila Franca de Xira

9,3%

228º

Santarém

7,6%

230

Cartaxo

7,6%

247º

Ourém

7,2%

256º

Rio Maior

6,8%

5 comentários:

  1. Andam a imitar o Blogue do PSD? Eles escrevem e vocês logo a seguir os mesmos assuntos?

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Afonso
    Como poderá verificar tentamos manter neste blog um post diário, essencialmente sobre a realidade do concelho de Salvaterra de Magos. É natural que se outras forças políticas fizerem o mesmo - e não fazem - haja por vezes assuntos coincidentes, ainda mais quando vivemos todos a mesma realidade.
    Escrever sobre o concelho de Salvaterra de Magos, expressar ideias e convicções não é "um jogo", é a assumpção na plenitude das funções para as quais fui eleito - vereador na Câmara Municipal.

    ResponderEliminar
  3. Muito boa tarde.
    Como deve calcular,estamos politicamente afastados; você do PS e eu do PSD. Mas no que toca a estes lamentáveis números do desemprego no nosso concelho, não podemos esquecer que o seu PS tem culpas neste cartório. Nos últimos anos, o governo PS fez disparar a taxa de desemprego nacional e como sabe, a promessa dos 150 mil empregos apenas foi para cartaz afixado em outdoor. No que diz respeito ao nosso Concelho, é óbvio que 35 anos de esquerda está bem à vista no que deu.

    ResponderEliminar
  4. Muito boa noite.
    Relativamente à política de âmbito nacional e à busca de culpados creio ser redutor fazer-se a afirmação que produziu. Lembro-lhe que vivemos num mundo (económico) globalizante e ainda que por vezes se possa dizer que o caminho mais curto não é o trilhado, a verdade é que não podemos garantir que se tivesse sido escolhido outro teríamos poupado energias e incómodos. Mas permita-me que observe que este blog não ambiciona debater as políticas de âmbito nacional embora estejamos naturalmente atentos a elas. Estamos num espaço comunicacional de autarcas socialistas e pretendemos dar a nossa opinião sobre o concelho de Salvaterra de Magos, acompanhando de perto a vida autárquica.
    A "esquerda", como diz, não conseguiu melhor.
    Mas é por isso mesmo que alguma dessa "esquerda" ainda se importa, ainda se incomoda, ainda não desistiu.
    Dizer-lhe também que ainda temos memória - foi essa "esquerda" que infraestruturou grande deste concelho, foram essas forças partidárias (cada uma a seu tempo) que avançaram com postos de saúde, estabelecimentos de ensino, centros de dia, pré-primárias, equipamentos desportivos, espaços verdes...
    Infelizmente esses homens e essas mulheres de "esquerda" não tiveram a sabedoria, nem a disponibilidade mental para fazer mais e melhor.
    É por isso que nos candidatámos para dizer como tentaríamos fazer. Para isso tivemos (e temos) que caracterizar o concelho, identificar constrangimentos.
    Não nos anima a culpabilização deste ou daquele autarca, deste ou daquele Partido, não deixaremos é de dar a conhecer a realidade tal qual a vimos e de ir sugerindo correcções de percurso.
    O Povo, a seu tempo, escolherá quem quer que os represente. E, verdade seja dita, até hoje o trabalho feito pelas diversas "esquerdas" tem merecido a sua confiança.
    A obrigação dos autarcas (ou dos potenciais candidatos)é, na minha opinião, prepararem-se o melhor possível para cumprir o mandato que o Povo lhes confiou ou venha a confiar!...

    ResponderEliminar
  5. PS e PSD tem-se andado a imitar ao longo destes 30 anos!

    ResponderEliminar