domingo, 2 de maio de 2010

1.º de Maio


(1º de Maio, 1974)

Tudo começou em 1886 com uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA.
A 20 de Junho de 1889, em Paris, a Segunda Internacional Socialista decidiu passar a convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse desfecho dramático acaba por contribuir para o reforço da importância da data como um dia de luta dos trabalhadores, pelo que meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama o dia 1 de Maio como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
A França, em 1919, ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. No ano seguinte a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, exemplo que acabaria por ser seguido, como sabemos, por muitos outros países. 

Sem comentários:

Enviar um comentário