domingo, 22 de setembro de 2013

O MAIOR VULCÃO CONHECIDO


O vulcão agora descoberto tem 2 Km de água em cima, atinge 4 Km de altura e desenvolve-se ao longo de mais de 500 Km. A sua superfície é três vezes maior que a do nosso País.


Um grupo de cientistas dos Estados Unidos anunciou a descoberta do maior vulcão do mundo que fica localizado no Pacífico. Apelidado de “Tamu Massid” o vulcão está submerso e fica a cerca de 1,6 quilómetros a leste do Japão, ocupando uma área equivalente a cerca de 310 mil quilómetros quadrados – mais ou menos a mesma das Ilhas Britânicas.
Na descoberta publicada no jornal científico Nature Geoscience, citada pela BBC, os cientistas da Universidade de Houston dizem contudo acreditar que possam ainda existir outros vulcões maiores mas que simplesmente não foram encontrados. Até lá este será mesmo o maior do sistema solar, ultrapassando até o famoso Monte Olimpo de Marte.
As análises feitas pela equipam permitiram perceber que o vulcão terá sido formado há 145 milhões de anos quando grandes quantidades de lava começaram a sair do canal principal e depois de foram alastrando e solidificando. Porém, dizem ser improvável que volte a entrar em actividade. A sua altura atinge os quatro quilómetros e o comprimento os 550 quilómetros. O ponto mais elevado fica, mesmo assim, dois quilómetros abaixo da superfície do mar.
De acordo com o coordenador da equipa de investigadores, William Sager, o vulcão integra uma cadeia montanhosa submarina conhecida como “Shatsky Rise” e que foi formada devido à erupção de vários vulcões que se encontram naquela zona do oceano.
Sager diz que os cientistas gostariam de perceber melhor porque pararam naquela altura as erupções e adiantou que há mais de duas décadas que estudava o “Tamu Massid” mas explicou que, de início, foi muito difícil perceber se era apenas um ou vários vulcões que se tinham unido. O nome “Tamu” foi escolhido devido à anterior universidade onde William Sager trabalhou: a Texas A&M University.
Num comunicado da Universidade de Houston, William Sager afirma que podem existir vulcões maiores mas que as duas décadas de trabalho permitiram ter certezas que no caso do Tamu Massid a origem da lava é a mesma, pelo que não teve origem num complexo de vulcões.
O vulcão que até agora era considerado o maior da Terra era o Mauna Loa, situado na Ilha do Havai, nos Estados Unidos, e mesmo assim tinha apenas 2% da área do “Tamu Massid”.

Sem comentários:

Enviar um comentário