sábado, 7 de setembro de 2013

A DESCOBERTA DE UM DESFILADEIRO COM 750 KM


O tamanho do desfiladeiro, 750 Km, e o facto de sobre ele existirem 2 Km de gelo diz-nos de algum modo o que ainda temos para descobrir, até aqui no planeta Terra.


Debaixo da densa camada de gelo da Gronelândia esconde-se um gigantesco desfiladeiro, comparável, em partes, ao norte-americano Grand Canyon, anunciaram ontem investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido.
O vasto e até agora desconhecido desfiladeiro terá 800 metros. “É incrível descobrir algo assim, quando algumas pessoas pensam que a superfície da terra está muito bem mapeada”, explicou Jonathan Bamber, responsável principal pelo estudo.
Recorde-se que os cientistas já tinham mapeado, no ano passado, um enorme vale enterrado no gelo da Antárctida e, em 2009, uma montanha do tamanho dos Alpes, no mesmo local.
O estudo utilizou radares que penetram no gelo e foi desenvolvido com colegas investigadores do Canadá e Itália. O desfiladeiro terá 750 quilómetros de comprimento e encontra-se na parte central e norte da Gronelândia. Está enterrado em dois quilómetros de gelo.
A ravina terá o tamanho do rio Ródano, entre França e Suíça, e foi cortada por um rio antigo, que provocou erosão nas rochas, há 3,5 milhões de anos. Provavelmente, o desfiladeiro ainda desempenha um papel importante na drenagem de algum degelo por debaixo da camada de gelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário