segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MUITA INSATISFAÇÃO NAS ESCOLAS


Multiplicam-se um pouco por todo o País as queixas dos pais e encarregados de educação e até dos professores sobre o arranque do ano lectivo.
O Ministério da Educação do Governo PSD/CDS tem vindo a alterar as regras e as directrizes que dá às escolas, designadamente aumentando o número de alunos por turma, que agora varia entre 26 e 30 alunos, reforçando o controlo sobre a "autonomia" das escolas, não aprovando, na maioria dos casos, o número de turmas que são propostas pelos agrupamentos de escolas e, nalguns casos - exemplo da Escola Profissional de Salvaterra de Magos - não aprovando sequer os cursos para os quais há turmas e alunos.
É a economia a ditar a organização das turmas, são critérios financeiros a sobreporem-se aos da estrita qualidade pedagógica. Isto evidentemente tem gerado contestação dos pais que depois de contactarem as suas escolas e de não verem solução a contento dos seus filhos, acabam a reclamar junto da DREL e do Ministério da Educação.
A necessidade de ter alunos de mais de um ano lectivo na mesma sala de aulas não é nova, pois sucedeu durante anos na Várzea Fresca e sucede com frequência nas escolas das Cancelas e de Santa Maria em Foros de Salvaterra. O problema é, também, que estas situações deixam de ser a excepção e passam a ser a regra.
São estes factos que de algum modo queremos reportar neste espaço, dando como exemplos do que está a acontecer no País, o que sucede nos agrupamentos de escolas do concelho.


INFORMAÇÃO DISPONÍVEL EM

FORMAÇÃO DE TURMAS
1.º CICLO
ESCLARECIMENTO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
  1. As turmas foram constituídas aplicando os seguintes critérios pedagógicos, tendo parecer favorável do Conselho Pedagógico e aprovados em Conselho Geral e que fazem parte integrante do Projeto Educativo:
  1. Dar continuidade, sempre que possível, às turmas do ano anterior;
  2. Atender, sempre que possível, às indicações do docente titular de turma, educador de infância e dos encarregados de educação;
  3. Distribuir pelas turmas os alunos retidos de acordo com o seu nível de conhecimentos/ aprendizagem;
  4. Distribuir pelas turmas alunos com NEE.
  1. Foi enviada para aprovação superior a constituição de 12 turmas de 1.º ciclo na Escola de Marinhais (sendo 3 só de 1.º ano, as quais agregavam todos os alunos efetivos e condicionais assim como todos os alunos matriculados no 2.º ano que irão acompanhar programa de 1.º) e 6 turmas na Escola da Glória do Ribatejo (sendo 1 só de 1.º ano e uma outra com 1.º e 2.º);
  1. Após análise superior (DGESTE) recebemos as seguintes instruções:
  1. Obrigatoriedade de redução de uma turma em Marinhais;
  2. Obrigatoriedade de redução de uma turma na Glória do Ribatejo;
  1. Com estas instruções, e respeitando os critérios referidos no ponto 1, o Agrupamento viu-se obrigado a reformular as turmas com a:
  1. Colocação de mais de 1 aluno com NEE (com direito a redução de turma) por turma;
  2. Colocação de alunos em turmas com anos de escolaridade diferentes;
  3. Necessidade de “partir” turmas.
Em conclusão, para nós Agrupamento não é a situação ideal nem aquela pela qual nos temos esforçado para obter neste nível de ensino, mas mediante as condicionantes superiores e atendendo à diversidade de fatores que nos são colocados na elaboração das turmas foi o possível de ser realizado.
Todas as situações, devidamente fundamentadas por escrito, e que não se enquadram no que foi referido anteriormente serão alvo de análise por parte da direção.
Em última analise e após a revisão de todas as situações expostas, e caso ainda se justifique, estaremos ao dispor para mais esclarecimentos, através de uma reunião que deverá ser marcada pela Associação de Pais.
Com os melhores cumprimentos
O diretor
Mário João Colaço Agreiro
(sublinhado nosso)

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Sem comentários:

Enviar um comentário