quarta-feira, 28 de julho de 2010

PRAIA DOCE


Há muito que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos desistiram de tentar preservar a Praia dos Tesos (Praia Doce). São bem visíveis nas fotos que se publicam os sinais dessa capitulação.

Durante muitos anos conhecida por Praia dos Tesos, dado que as pessoas mais abastadas da vila de Salvaterra de Magos optavam por ir (no Verão) para as Termas, para a Nazaré ou para a Figueira da Foz, aquele areal à beira do Rio Tejo, agora identificado por Praia Doce, era (e ainda é, embora de modo menos expressivo) aproveitado pelas classes sociais menos favorecidas para ali passavam bons momentos de lazer e descanso, aproveitando também para fazer piqueniques à sombra das árvores, beneficiando do parque de merendas ali existente.
Apesar do dinheiro gasto do Programa Valtejo a inexistência de uma estratégia municipal de aproveitamento turístico daquele espaço tem contribuído para o seu esquecimento e para a sua vandalização. É pena!...

6 comentários:

  1. Muita tristeza o abandono do escasso patrimonio natural e turistico que ainda nos resta, o Tejo, o Escaroupim tem sido inumeras vezes referenciados, mas não existe uma politica continua na promoção destes lugares.
    Vejamos tambem o caso do Parque de Campismo do Escaroupim, a Barragem de Magos, a lixeira enorme que são as suas margens, o campismo selvagem, a inexistência de uma zona balnear com mesas, bancos, água potavel, assadores, estacionamento condigno....
    Infelizmente e em quase tudo (excepto o aparelho camarário) o nosso concelho não existe, está á deriva...

    Vejamos Benavente, um modelo na nossa região, simples exemplo: aquela vala a seguir á Idal, embora não tão belo como é a Barragem ou a Praia doce, e a forma como estão aproveitados, quer de um lado quer do outro da N118!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente ao invés de se gerir o concelho, têm-se no essencial gerido uma imagem eleitoral, com sucesso diga-se, só que as coisas não acontecem! Fala-se delas mas isso não chega é preciso saber, empenhamento municipal e tempo...

    ResponderEliminar
  3. Sr. Engenheiro,
    normalmente quando se fazem transcrições coloca-se "in". Este seu texto é uma transcrição mais que fiel de um texto publicado pelo blog do Nelson Guerra há uns meses atrás, e como ele, segundo julgo saber, não morre de amores por si...

    Marco Nunes, JS

    ResponderEliminar
  4. Não fiz qualquer transcrição, nem sequer aproximada, de qualquer post fosse de quem fosse, pelo que o que diz é uma inverdade. Conheço o Nelson Guerra e o seu blog. É comum a todos os autarcas socialistas centrarem a sua actividade política na denúncia do que está menos bem e na tentativa de resolução dos problemas das populações que de algum modo representam ao invés de se entreterem na maledicência e intriga política. Sendo assim é natural que temas que nos são queridos e afectam o bem-estar de TODOS possam ser tratados por todos e por cada um.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    No meu blog opto por não receber comentários anónimos para que não aconteçam coisas como esta. Desconheço um Marco Nunes, duvido que seja da JS e infelizmente vale-se do meu nome para mais um trabalho sujo. Realmente editei um post há alguns tempos atrás, com a ajuda intrínseca do Zé Gameiro, parecido com este. Mas a história é esta, e por muitas voltas que queiramos dar, não há muito para inventar. Quanto a morrer de amores, parece-me muito trágico. E démodé.

    ResponderEliminar
  6. Plenamente de acordo.
    Pensei na opção de não publicar comentários anónimos, contudo sei bem das dificuldades por que teriam de passar muitos dos nossos concidadãos se ousassem comentar um blog de autarcas do Partido Socialista, na visão muito particular e singular que a actual liderança BE tem do exercício da democracia!...
    Conheço algumas das vítimas que - num qualquer momento da sua vida pessoal e/ou profissional - ousaram "cometer o delito" de opinar.
    Escolhi assim dar voz a todos, mesmo àqueles que não podem (ou não querem) assumir a sua identidade, mesmo correndo o risco de alguns usarem alegadamente "falsas" identidades.

    ResponderEliminar