terça-feira, 27 de julho de 2010

ABANDONO


De promessa em promessa os anos vão-se passando e é este o estado de abandono a que chegou o Campo de Jogos de Salvaterra de Magos!
Não fora a saudável teimosia de alguns dirigentes e de uns poucos associados e esta colectividade desportiva - que no passado mês de Janeiro comemorou o seu 85º aniversário – já teria encerrado.
Não vai ser possível, no entanto, manter por muito mais tempo vivo um clube que o poder político não tratou de harmonia com os pergaminhos desportivos que atingiu ao longo de décadas. A falta de comparência que o Clube Desportivo Salvaterrense teve na última edição das Festas do Foral, não explorando uma tasquinha, como fez ao longo de muitos anos consecutivamente, é provavelmente um grave sintoma, infelizmente!...

3 comentários:

  1. Estimado EngºHelder

    É de facto lamentável a forma como a autarquia tratou o Clube Desportvo Salvaterrense(CDS) colocando em causa para não dizer inviabilizando o futuro desta colectividade que para além da respeitável idade de 85 anos mantém em actividade desportiva muitos jovens atletas graças á dedicação de algumas pessoas (poucas) donde se destaca por ser justo o Sr Paulo Andrade. Nesta fase de agonia a ausência do CDS das festas do Foral não foi mais do que uma manifestação de revolta pela forma como foi tratado pela presidente Ana Pardal sendo que neste momento o CDS não possui nenhuma forma de sobreviver desempenhando a função para a qual nasceu que foi a promoção da prática desportiva. Esta discussão é profunda para este local mas seria interessante um dia falar-se sobre este assunto bem alto por forma a assacar respoinsabilidades a quem as tem, não excluíndo daqui óbviamente os ultimos directores que por lá passaram uma vez que penso que as clectividades tal como as pessoas tem o respeito á medida daquele que exigem e a verdade é que o CDS também não foi exigente em termos de respeito nos ultimos anos.

    ResponderEliminar
  2. Pois meu caro amigo, como disse e bem o clube fez 85 anos e não participou nas ultimas festas do foral com a sua famosa tasquinha, por descontentamento com a organização das festas e em sinal de protesto caso não saiba, como continua o protesto sobre o campo de futebol prometido a vários anos, olhando para o historial do nosso concelho digo-lhe que o clube mais antigo é o que está dotado das piores condições, para ter um campo em condições tem de se deslocar até marinhais ao estádio municipal para jogar, perdendo o apoio de muitos sócios e simpatizantes, receitas de bar(gostava de perceber como foi atribuido ou em que concurso pulico o bar do estádio ao G.D.M.), ter despesas desnecessárias em combustivél e chegar a um estádio que é de todos e ser tratados como invasores de um espaço que segundo os dirigentes do G.D.M. é deles e não de todos, perante isto temos uma presidente da câmara tranquila porque já ganhou as eleições e é o seu ultimo mandato, sendo que a oposição pouco tem feito para ajudar, na minha ópinião é certo que se o clube não morrer entretanto vai ter campo em condições e tudo o que tem perdido lá para o ano 2015 será??? contudo ainda há pessoas que lutão todos os dias para não deixar morrer este clube e além do mais os Salvaterrenses perderam o interesse no clube da sua terra, por culpa de quem ou porquê??? alguém só vai fazer alguma coisa pelo clube quando fecharem as portas do clube e forem entregues as chaves na câmara para tomarem conta dos imóveis... O clube assim vai morrer, tenham a noção disso e façam alguma coisa por ele, é o minimo de respeito por ele...

    Salvaterrense, sempre...

    ResponderEliminar
  3. Desculpem o atraso na publicação dos comentários. É evidente para todos que o Clube Desportivo Salvaterrense foi seriamente prejudicado e lesado nos seus interesses desportivos na última década. Não é objectivo deste post - para não atrasar por mais 3 anos e meio a busca de uma solução - avaliar as razões objectivas porque isso aconteceu. É apenas um alerta, uma chamada de atenção, o assunto não está resolvido.
    A construção de um estádio municipal - como de algum modo fomos dizendo há cerca de um ano - não era uma boa solução financeira e muito menos seria uma opção equilibrada e justa para qualquer colectividade desportiva concelhia. O Grupo Desportivo de Marinhais perderia parte da sua autonomia pois teria de utilizar um equipamento municipal e partilhá-lo com as demais colectividades desportivas. No limite deixaram de ter o SEU campo e passaram a ter um que é da Câmara. O Salvaterrense e os outros nunca o sentiriam como seu e teriam reais prejuízos na sua utilização (bar, perda de associados, despesas de combustíveis, captação de jovens diminuta, logo subsistência em risco)
    Se um dia vier a ter responsabilidades na governação do Município o modelo que seguirei é o que foi implementado na Glória do Ribatejo pelo Sport Clube Desportos, parabéns aos seus dirigentes e à visão que tiveram.

    ResponderEliminar