quinta-feira, 15 de julho de 2010

O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS E/OU O LUCRO FÁCIL


A evolução dos preços dos combustíveis nos últimos anos vem demonstrando a importância de se encontrarem (e comercializarem) soluções que não passem pelos combustíveis fósseis.
Ainda que o investimento inicial não recomende, por enquanto, a substituição do petróleo, os estudos em torno das energias alternativas vão ter de prosseguir, pois deles depende a continuidade do nosso modelo de vida, até aqui assente no consumo de energia barata. Esperemos que não haja nenhum hiato de tempo entre o fim previsível do petróleo e do gás natural e a adopção de um novo paradigma energético!

Faço votos sinceros para que a evolução da técnica, a cada momento, permita uma transição gradual e não brusca, evitando-se convulsões sociais de consequências imprevisíveis, de que o cartoon acima é uma mera caricatura [assalto a uma carrinha de transporte de valores não pelo seu conteúdo mas pelo valor do seu combustível].
A nossa autarquia - todas as autarquias - têm de acompanhar este esforço assumindo paulatinamente o recurso a energias renováveis, substuindo as viaturas movidas a combustíveis tradicionais por viaturas hibridas, adoptando a tecnologia led na iluminação pública - asssociada em certos casos a painéis fotovoltaicos - pois diminui drasticamente o consumo de energia, em suma, ter uma política que tenha por base a sustentabilidade ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário