domingo, 10 de novembro de 2013

UMA ENERGIA DE (E COM) FUTURO


Enquanto a investigação prossegue crescem as potencialidades da energia eólica, uma energia limpa que poderá ajudar a debelar os efeitos nefastos da aproximação do fim da utilização dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás, etc).


O maior avião de passageiros do mundo parece quase um inseto ao lado do círculo descrito pelas pás desta mega turbina eólica. Impressiona pela dimensão mas é também um passo à frente nesta tecnologia que continua a transformar as correntes de ar em energia elétrica.
Este novo aerogerador construído pela multinacional alemã Siemens, tem seis megawatts de capacidade instalada (a maioria das que existem espalhadas pelas serranias têm 2 MW).
O que se vê na imagem que aqui mostramos é uma infografia, mas a Siemens apresentou esta semana a primeira torre desta dimensão em Inglaterra, na zona costeira de Hunterston. O grande trunfo da nova turbina SWT-6.0-154 de 6 MW é que vai produzir mais energia com menos vento.

Ler mais:
 http://expresso.sapo.pt/eolica-gigante-produz-mais-energia-com-menos-vento=f838874#ixzz2jXTnwvGY

2 comentários:

  1. Para quando no nosso concelho um policita de "Sustentabilidade"? Uma valorização dos nossos recursos naturais? Para quando um politica que faça do nosso concelho um concelho "verde"?

    Talvez nunca!! E é pena!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das ideias que temos é ir caminhando rumo à eficiência energética e vamos tentar encontrar formas de a financiar junto dos novos fundos comunitários. O futuro dirá se somos, ou não, bem sucedidos!...

      Eliminar