quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A SUBIR NO RANKING DAS ESCOLAS...


O jornal Público deu nota dos resultados obtidos no Ranking das Escolas, o qual poderá ser consultado em http://www.publico.pt/sociedade/noticia/crato-da-premio-a-148-agrupamentos-que-considera-mais-eficazes-1611878.
Dum modo geral percebemos que as escolas dos dois agrupamentos do concelho (Marinhais e Salvaterra de Magos) estão um pouco abaixo da média nacional,  e no que diz respeito aos resultados do 4º, 6º e 9º anos o ranking coloca-nos na 2ª metade das escolas portuguesas, daí que ainda haja um caminho a percorrer para melhorar os resultados e a classificação.
É certo que estes rankings não ponderam as realidades locais, os extractos sociais, o nível de desemprego, a estabilidade do corpo docente e muitos outros factores que condicionam - e de que maneira - os resultados alcançados, mas é um indicador e como tal pode fornecer alguma informação útil a todos os que trabalham e estudam, a todos os que integram a comunidade escolar.


Já ao nível do ensino secundário a Escola Secundária de Salvaterra de Magos está na primeira metade da classificação, performance que consistentemente tem vindo a melhorar o que naturalmente nos dá esperanças de que as nossas crianças e jovens continuem a sair razoavelmente preparados para encarar a vida profissional e/ou o ensino superior. 
Em 2009 a Escola de Salvaterra de Magos estava na posição 424, dois anos depois ascendeu ao lugar 316 e este ano ficou em 274º lugar. 
Em 2013 podemos constatar que Coruche ocupa o 176º lugar, Salvaterra de Magos o 274º lugar, Almeirim o 360º lugar, Cartaxo o 445º lugar e Benavente o 467º lugar, entre 612 estabelecimentos do ensino secundário. 
Resta-nos esperar e desejar que as comunidades escolares - alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, todos os que se interessam pelo ensino - possam continuar a trabalhar em prol da aprendizagem e da formação de novos cidadãos e que esse esforço venha a ser também recompensado pelos resultados das avaliações e rankings que vão sendo feitos às escolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário