sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A SAÚDE ESTÁ EM RISCO


Temos vindo a noticiar a evolução da problemática da saúde no concelho de Salvaterra de Magos, situação que não é infelizmente um problema exclusivo nosso, pois se assim sucedesse seria bem mais fácil resolvê-lo.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Perto de três centenas de habitantes do concelho de Salvaterra de Magos juntaram-se esta quarta-feira, 6 de novembro, no pavilhão das Festas de Marinhais, num plenário convocado pela Comissão de Utentes da Saúde daquele concelho.
A forte adesão das populações a este plenário – e ao que se realizou anteriormente na Glória do Ribatejo – é visto como um sinal da imensa apreensão com que a população encara a redução do número de médicos e a deslocação dos enfermeiros das freguesias, concentrando-os na sede do concelho.
Na reunião, o presidente da Câmara de Salvaterra informou que solicitara uma reunião, com carácter de urgência, à directora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Leziria do Tejo, que se deverá realziar ainda esta quinta-feira, dia 7.
Durante o plenário foram recolhidas assinaturas com vista à apresentação de uma petição à Assembleia da República, para exigir que o tema da saúde no concelho de Salvaterra de Magos seja debatido em plenário daquela Assembleia.
Foi decidido ainda, naquele plenário de utentes, convocar uma manifestação que terá lugar no dia 15 de Novembro (6ª feira), pelas 17 horas, com concentração prevista junto do Centro de Saúde de Salvaterra de Magos.


A reunião tida entre o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a Directora do ACES não resolveu o problema, nem era expectável que o resolvesse, permitiu apenas deixar bem claro que a autarquia é contra a concentração de enfermeiros na sede do concelho, o que foi corroborado por aquela dirigente do Ministério da Saúde, que afirmou ser sua intenção deixar nas extensões de saúde sempre um enfermeiro. 
Em relação aos médicos apenas ficou o compromisso de sempre que conseguirmos (ou exista) um médico disponível para vir para o concelho de Salvaterra de Magos, será aberto um concurso para o admitir. Prosseguirá a tentativa de captar algum clínico, no âmbito da prestação de serviços médicos (médicos a contrato), o que é difícil aconteça apesar do apoio autárquico na disponibilização de alojamento, transporte e alimentação.
O ACES assumiu o compromisso de tentar manter o médico reformado que está nos Foros de Salvaterra, pelo menos até final do próximo ano e de renovar o contrato com a médica do continente americano que trabalha na Glória do Ribatejo.


Em face dos escassos resultados obtidos e da falta de uma "luz ao fundo do túnel" a Comissão de Utentes da Saúde do concelho de Salvaterra de Magos colocou a circular uma petição a apresentar à Assembleia da República que visa recolher mais de 4.000 assinaturas para obrigar a discutir o problema no plenário do parlamento português. 
Paralelamente foi convocada uma manifestação para hoje, pelas 17 horas, com concentração para diante do centro de Saúde de Salvaterra de Magos.

Sem comentários:

Enviar um comentário