quarta-feira, 20 de novembro de 2013

AJUDAR A ECONOMIA LOCAL


Um dos nossos compromissos eleitorais era tudo fazer para tentar "animar" um pouco a economia local, na medida em que ela emprega, preferencialmente, a nossa população. 
Sabemos bem que um eventual sucesso nessa área depende muito mais dos empreendedores e da conjuntura nacional e internacional do que da iniciativa local. Mas mesmo assim fazemos questão de não nos demitirmos dessa função e vamos tentar fazer algo.
Para começar criámos um gabinete de atendimento dos munícipes, dos empresários e dos dirigentes associativos e fixámos a 4ª feira de manhã como dia em que os autarcas recebem as pessoas.
Definimos como objectivo - e já começamos a dar passos nesse sentido - que o concelho de Salvaterra de Magos haveria de ser, entre os que se situam na nossa região, um dos Municípios onde seria mais barato investir e fixar residência.
Começámos por propor na Câmara e Assembleia Municipal, o que foi aprovado, a baixa de uma das taxas da derrama (redução de 50%), duma outra do IMI (diminuição de 15%) e a manutenção da taxa de IRS (20% abaixo do limite legal), impostos que incidem, respectivamente, sobre os resultados e as instalações imóveis das empresas aqui sediadas e também sobre as habitações e o rendimento das pessoas. 


Mas não nos ficamos pelas medidas administrativas, taxas e impostos, vamos para o terreno tentar chamar a atenção para a importância de investir e comprar cá dentro. Por essa razão e aproveitando a época de Natal que se aproxima decidimos lançar mão de uma campanha que intitulámos "Natal e o comércio local".
Vamos ainda que sem exageros colocar iluminações de Natal em alguns edifícios e rotundas do concelho de Salvaterra de Magos. lançaremos mão dum concurso que tem por objectivo a decoração das montras dos estabelecimentos com temas alusivos ao Natal e vamos fazer uma parceria com a Associação de Comerciantes dos concelhos de Coruche e de Salvaterra de Magos que vise o sorteio de vales de compras a atribuir a quem compre no comércio local - 1 vale por cada 20 € de compras.


Desafiámos ainda os artesãos locais e os alunos da Universidade Sénior a prepararem trabalhos para uma Exposição/venda de presépios de Natal a ter lugar no Cais da Vala durante esta época festiva. Para enriquecer os espaços públicos desafiaremos os agrupamentos de escolas do concelho, a escola profissional e as IPSS a criarem árvores de natal com materiais recicláveis.
O que aqui deixo não passam de pequenos contributos, mas é passo a passo que o caminho se vai fazendo!

2 comentários:

  1. Ja se começa a ver a luz, um gabinete para falar como os dirigentes associativos, coisa que no tempo da outra senhora não existia( havia mas era só era para os amigos e afilhados) e como fazemos para falar com o responsavel telefona-se manda-se mail gostaria de saber se possivel.

    Custodio Gomes

    presidente da direção do Clube Amador de Pesca de Gloria do Ribatejo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode pedir reunião com o Presidente de Cãmara por telefone ou email - geral@cm-salvaterrademagos
      Obrigado

      Eliminar