domingo, 2 de outubro de 2011

FIBRAS ÓPTICAs


“Com as tecnologias de fibra óptica, conseguimos trabalhar em centenas de gigabits por segundo (Gbps). O objectivo do projecto é a massificação da banda ultra larga, acima dos dois gigabits por segundo até casa dos utilizadores”, disse o investigador auxiliar no Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro, Paulo André. 
Com as necessidades de aumento de rapidez nas transmissões de dados e de segurança destas transmissões, fica claro que os cabos ópticos serão cada vez mais utilizados. Com isso, a fibra óptica irá cada vez mais se popularizar, passando a ser o principal meio de transmissão de dados, voz e imagem com elevadíssima rapidez, precisão e sem perdas ou atenuação do sinal.


O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações adjudicou, há meses atrás, a instalação e posterior gestão de redes de comunicação electrónicas de alta velocidade, também conhecidas como redes de banda larga, de nova geração.
Com esta infraestrutura que visa instalar fibra óptica visa-se valorizar o potencial humano e por essa via ajudar no combate ao desemprego. A dispersão geográfica da população do País deve permitir cobrir, numa primeira fase, cerca de 50% do território.

(clique em cima do mapa para o ver melhor)

O nosso concelho será uma das regiões a beneficiar com este investimento, esperando-se que venham a ser instalados para já cerca de 20 Km de cabos, a maior parte acompanhando os da rede eléctrica. Só depois se efectuarão as redes secundárias e os ramais para as edificações. Estamos entre os municípios que estão na linha da frente deste investimento o que só pode ser bom!

2 comentários:

  1. parabéns pela fibra, estão todos realmente de parabéns, a fibra não serve de nada... nenhum dos munícipes esta a tirar proveito desses tão avultado investimento... a falta dessa ligação as empresas..., como é o meu caso esta a impedir a evolução... é de lamentar

    ResponderEliminar
  2. Isto da fibra optica realmente é de gritos... contactei o operador e dei a minha morada... não está disponivel mas na morada dos meus vizinhos está ??? e esta hem!!!!

    ResponderEliminar