segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DEIXEM-SE DE TRETAS, FAÇAM AS CONTAS!...


Já é tanto o descontentamento das populações com a falta de médicos, já são milhares - só no concelho de Salvaterra de Magos - os portugueses que não têm médico de família, que custa a crer possam haver centenas de profissionais que, do pé para a mão, optem por abandonar o já carente Serviço Nacional de Saúde (SNS).

(clicar em cima da notícia para a ler melhor)

Que mais nos irá acontecer?!...


A Comissão de utentes de Muge organizou no passado sábado, diante da extensão de saúde local (na foto acima) - como já aqui mostrámos - uma concentração de utentes do SNS, exigindo o direito a um médico de família e a reabertura da sua extensão de saúde, pois a população é muito envelhecida, não há transportes públicos para o posto de saúde da Glória do Ribatejo onde presumidamente estas populações (Muge e Granho) deveriam ser atendidas, nem há consultas em número suficiente para satisfazer os cuidados mínimos de que carecem.
Não entendo como pode ficar mais barato ao País, fazer deslocar mais de 2.000 pessoas daquelas duas freguesias, em vez de fazer deslocar um(a) médico(a), ainda que a tempo parcial, às extensões de saúde encerradas?!
A todos os que tenham uma visão mais economicista destas questões apetece-me gritar: "Façam ao menos um estudo económico, deixem-se de tretas!"


Quantifiquem o combustível a mais que as populações gastam em deslocações para a Glória do Ribatejo (matéria-prima que tem de ser importada), não esqueçam o gasto e o desgaste das viaturas (também elas importadas), adicionem as quebras de produtividade da população activa dessas freguesias que vai ter de acompanhar os seus familiares mais idosos ou sem transporte às consultas médicas, avaliem também a sobrecarga que estes utentes acabarão por originar nos hospitais da região e depois digam-nos as conclusões a que chegaram! Obrigado.

1 comentário:

  1. Não posso publicar comentários que, sob a forma do anonimato, critiquem pessoas alheias à vida política, identificando-as pelo seu nome, independentemente do seu conteúdo se me afigurar (ou não) justo.

    ResponderEliminar