quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ANDAM A TRAMAR AS MATAS E FLORESTAS


Todos os locais, mais ou menos escondidos, são aproveitados para despejar entulhos e muitos outros resíduos. Na foto são visíveis os rastos das viaturas que aqui se deslocam propositadamente para fazer as descargas ilegais que a foto ilustra.


Continuamos a ver que o que é mais habitualmente despejado são resíduos de construção civil, o que indicia claramente que não está a ser cumprida a legislação que obriga à entrega dos mesmos em locais licenciados para o seu tratamento.


A foto acima evidencia que há outro tipo de actividades que contribuem para a poluição das matas e florestas do concelho de Salvaterra de Magos. Custa a acreditar que haja empresários com esta "visão"!...


A incapacidade que a autarquia tem revelado para desenvolver o projecto de construção do (sempre) prometido Ecocentro municipal - local onde os particulares deveriam entregar os resíduos - contribui muito para o alstrar desta realidade, apesar do esforço que há ano e meio foi feito para recolher muito dos lixos que foram abandonados nestes e noutros locais. 
Não podemos desistir, pois temos a obrigação de cuidar daquilo que nos foi confiado antes de passarmos o testemunho ás gerações futuras!

5 comentários:

  1. As autarquias não fazem nada! Os fiscais só tramam quem quer trabalhar. Por vezes os tractores, carrinha e camiões passam carregados de entulho e lixo e nem autarcas, nem gnr, nem funcionários da Câmara (fiscais e protecção civil) se dignam a chamar as autoridades e/ou seguir o caminho desses transportes que o mais certo é irem descarregar o lixo nas matas. A gnr com o apoio da nic, facilmente chegaria aos responsaveis atravé da investigação, nos meus passeios de domingo em BTT facilmente encontro cartas, facturas, cadernos e livros escolares, e até mesmo fotografias nesses montes de entulho. Bastava haver boa vontade.
    Essa mesma boa vontade de punir os infractores acontece com quem deita esgotos nas valas tendo colectores a meia duzia de metros.

    ResponderEliminar
  2. Pergunto quantas contra-ordenações ja levantou a GNR?

    ResponderEliminar
  3. Creio que, neste caso de preservar a natureza, todos temos de ser fiscais e co-responsáveis. Começando naturalmente pelos políticos a quem confiamos a gestão das autarquias. Mas não é tarefa nada fácil, até porque os indícios de que fala um dos anónimos poderão ser de difícil prova, pois podem ser "plantados"!...
    Acredito que poderemos aumentar a eficácia se paralelamente à sensibilização das populações e dos agentes económicos, disponibilizarmos um espaço municipal(Ecocentro)para recolher resíduos, exigirmos a todos os que constroem a documentação comprovativa da entrega de resíduos nos locais de recolha adequada, se criarmos um regulamento municipal e nele plasmarmos as respectivas coimas e se depois todos ajudarmos.
    Preservar matas e florestas mas também preservar contentores acondicionando correctamente os resíduos sólidos urbanos.

    ResponderEliminar
  4. Esta fotos são a prova de uma falta de vontade em resolver estes assuntos de uma vez por todas. De vontade dos "anormais" que vão depositar os entulhos em todo o sitio. Basta ninguém estar a ver e lá vai entulho, monos e lixo. E também dos "anormais" que são na CMSM responsáveis por estes assuntos e nada fazem para os resolverem. Falta uma clara politica e um divulgação das mesmas e de locais devidamente identificados para quem quer comprir a lei (e a sua moral), os vá depositar em segurança. E falta ainda a vigilançia e o fazer comprir a lei que não é feita pelos "anormais" nunca são capazes de ver ninguem a depositar estes materiais. Sem uma clara coordenação de das entidades envolvidas, vamos continuar a ver cada vez mais entulho e lixo pelos caminhos.

    ResponderEliminar
  5. Espero que os demais leitores deste espaço entendam a adjectivação usada no comentário anterior não como uma agressão a qualquer tipo de pessoa ou a qualquer tipo de limitação.
    A interpretação que faço do termo "anormal", neste contexto, é do que é contrário ao normal, ao que seria expectável. É um grito de revolta.
    O que seria normal era que todos nós cuidássemos do planeta que recebemos dos pais e vamos passar aos nossos filhos. Infelizmente não temos sido cuidadosos e isso não é normal, até porque não temos outro planeta onde viver.

    ResponderEliminar