segunda-feira, 11 de julho de 2011

A SUBSTITUIÇÃO DE CÉSAR PEIXE


Em post de 27/06/2011 havíamos previsto a entrada do Sr. Manuel Neves (BE) para vereador da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, em face da renúncia do Vice-Presidente César Peixe, uma vez que era o elemento seguinte na lista de candidatos autárquicos daquela força partidária. Tal como prevíramos foi isso que sucedeu e que relatámos no post em que fizemos o RESCALDO da última reunião de Câmara.
Ainda não foi dada pública nota de quem será o(a) próximo(a) Vice-Presidente da Câmara, pelo que mantemos a ideia inicial de vir a ser indigitada a número 3 da lista BE, a vereadora Margarida Pombeiro, até porque a seguir à Presidente da Câmara é a autarca BE, no activo, com mais experiência, tem quase 2 anos de mandato cumpridos a tempo inteiro. Muito nos admiraria que a pessoa escolhida fosse alguém sem qualquer experiência autárquica, até porque indiciaria uma falta de confiança ou de capacidade da vereadora para a função, ou uma indisponibilidade difícil de entender!
O que foi absolutamente surpreendente foi o facto de o vereador Luís Gomes – o quarto na lista de candidatos BE – ter sido ultrapassado, continuar sem pelouros, e estes terem sido confiados ao quinto elemento da lista que inicia agora a sua actividade de eleito local!
Lembramos que Luís Gomes foi chefe de gabinete da Presidente de Câmara no mandato anterior, foi “afastado” dessa função, foi eleito vereador em 2009 mas, apesar de ser da mesma maioria, foi o único autarca BE na Câmara a quem não foi destinado qualquer cargo remunerado no Município. Luís Gomes volta agora a ser descartado!
Como pode uma liderança escolher alguém para seu chefe de gabinete, dispensá-lo num momento seguinte, escolhê-lo de novo como candidato a vereador em lugar elegível, dispensá-lo outra vez afastando-o dos pelouros e, quando surge uma nova oportunidade preferir outrem (que entra de novo) a quem – há tantos anos – integra a equipa que gere a autarquia?! Só pode ser malapata!...

9 comentários:

  1. Dito de uma forma grossa e bruta. A concelhia do BE não tem qualquer razão de existência, são pessoas que estão na concelhia por causa dos tachos, veja-se os elementos que fazem parte da concelhia muitos tem um tachinho na Câmara.
    Portanto daqui a 2 anos com o esvaziamento do fenómeno "anita" e seus correlegionários, esta concelhia vai desaparecer, e aliás até é um favor que fazem. OPORTUNISTAS!

    ResponderEliminar
  2. Em nome do rigor, impõe-se refira que do conhecimento que tenho da Coordenadora local BE, a listagem dos seus membros foi publicada, não vislumbro uma especial incidência de funcionários ou outros colaboradores autárquicos nos seus quadros.
    As estruturas partidárias só desaparecem se os seus filiados e militantes quiserem, independentemente de quem, em cada momento, liderar os destinos do Município!

    ResponderEliminar
  3. Srº Engenheiro não vislumbra o que?
    Elementos da Coordenadora BE com relações na Câmara: Lidia Pirralha (Assistente Tecnica na CMSM) Pedro Oliveira (Jurista na CMSM) Luis Gomes (vereador na CMSM) João Abrantes (deputado municipal pelo BE e pretensioso candidato á Camara pelo BE em 2013) Pedro Choy (deputado municipal demissionário com interesses na área das medicinas alternativas pelo BE) Marco Domingos (ex-acessor da presidente, deputado municpal e funcionário de Pedro Choy, por forma a silenciar)
    Em 10 elementos dois conseguiram o tachinho na Camara, 4ambicionam e tem interesses directos, os restantes certamente tem interesses indirectos, familiares, etc

    ResponderEliminar
  4. Não contesto o que afirma, mas funcionários são 2 (em 10). Os demais naturalmente até porque estamos a falar de uma autarquia BE tinham alguns que ser autarcas!
    Quanto à ambição de uns e outros ela é legítima em democracia.
    Sei bem que em torno do(s) Poder(es) gravitam um conjunto de laboriosos seres cujas motivações são obter algo em troca, mas permita-me que não valorize isso, creio que essas posturas se confundem já com a natureza humana. Cabe a quem lidera minimizar o seu efeito.

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo,

    Sendo uma pessoa tão atenta ao panorama social e politico do nosso Concelho, certamente saberá que, eu já era funcionário da Câmara Municipal, antes de ingressar na coordenadora e secretariado concelhio do Bloco de Esquerda.

    Sou técnico superior jurista com contrato a termo certo, é essa a sua definição de tacho ou "tachinho"?

    Assinado: Pedro Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Olha-me este, mal-agradecido, contrato a termo certo e com que vencimento? Quem dera, a muitos...mas só alguns (do BE) conseguem

    ResponderEliminar
  7. Não sei porque tanta confusão. Daqui a 2 anos está o Ps governar o concelho e os tachos mudam para a sua clientela! Vai uma aposta?

    ResponderEliminar
  8. Fica mais uma vez evidente a dificuldade que é moderar comentários, pois de um post eminentemente político (a substituição de um vereador) os comentários passaram a questionar outras matérias. Sucedem-se as respostas a quem comenta e já não há qualquer referência ao conteúdo do post. Não publicarei os comentários que estão pendentes e que visam atingir, sob o anonimato, comentários de outros que se identificaram.

    ResponderEliminar