segunda-feira, 4 de julho de 2011

ETAR DE MARINHAIS - PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL?

(clicar em cima para visualizar melhor)

Um dos munícipes, leitor deste espaço, fez-nos chegar as suas preocupações sobre o tipo de intervenção em curso, alegadamente, pela empresa Águas do Ribatejo, e que visa a limpeza e remoção de lamas da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Marinhais.
Embora a ETAR de Marinhais não recolha praticamente nenhum efluente industrial ou agro-industrial, o que poderá indiciar que os receios daquele cidadão não se justificam, não quisemos deixar de reencaminhar a chamada de atenção para a entidade competente, a Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Assim que tivermos conhecimento da apreciação que for feita a esta questão não deixaremos de dar nota pública das conclusões.

3 comentários:

  1. A empresa Águas do Ribatejo deveria ter vergonha. Um dia destes, ia eu em direcção ao Escaroupim, pela rua da fabrica do óleo, e quando acaba o alcatrão, e começa a terra batida, deparo-me com um episódio que classifico como vergonhoso e um atentado, tanto para a saúde publica, como para o ambiente! as tampas da rede de esgotos a deitarem fora e os detritos que de lá saiam, a irem directamente para a vala mais próxima, e ficando ai armazenada a céu aberto! e assim ficou durante vários dias! e sei de fonte segura que as águas do ribatejo retiravam de lá um camião todos os dias de detritos. E nem se dignaram a colocar qualquer sinalização de aviso. isto porque depois de vários dias a correr detritos já tinha aberto uma cratera. Isto não pode ser só subir os preços das águas, ganhar bons ordenados, e trabalhar pouco. À que pelo menos respeitar as pessoas, pois temos esse direito!

    ResponderEliminar
  2. A Águas do Ribatejo, andou meses a fazer limpeza da estação de tratamento no Escaroupim e sabem que mais as lamas ou grande parte deles estavam a ser diluidas e bombadas directamente para a ribeira de Muge, ai a menos de 100m do rio tejo. Acho que a cmsm devia ter fiscalizado mais este assunto.

    ResponderEliminar
  3. olha, talvez seja para fazer esse tipo de trabalhos importantes - zelar pelo meio ambiente, entre outros - que estejam a ser recrutados os Licenciados em Marketing e Arquitectura Paisagística!

    ResponderEliminar