quarta-feira, 27 de julho de 2011

SILLY SEASON VERSUS BOLETIM MUNICIPAL


Fazendo jus à denominação que é habitual dar-se nesta época do ano à ligeireza das notícias que um pouco por todo o lado surgem, em resultado do período de férias que vivemos, hoje é o nosso post que quer identificar mais uma situação que confirma a acuidade daquela designação.


Em Julho de 2011 regressa ao convívio dos seus leitores o Boletim Municipal com notícias "requentadas" [com 7 meses de atraso] sobre o nosso concelho. É largamente questionável que num período de tremendas contenções financeiras, em que o investimento municipal caiu abruptamente de 2009 para 2010, a opção da maioria BE seja publicar um Boletim Municipal em vez de fazer obra!
Apesar da Câmara Municipal divulgar as suas iniciativas pela comunicação social e pela sua página na internet, com esta opção podem os munícipes ler naquele Boletim o que andou a fazer a empresa Águas do Ribatejo, a evolução da remendagem de algumas estradas e a conclusão de 12 casas de habitação social (o que já tinha acontecido antes das últimas eleições autárquicas, apesar das casas terem permanecido desocupadas durante mais de um ano).
O Boletim tem ainda diversas fotos sobre as actividades na piscina e na biblioteca municipal e sobre alguns dos nossos seniores - em passeio, na "escola", no Natal, no desporto e na quinzena sénior. Curioso é também o destaque dado ao Dia Mundial da Criança em 2010, quando no ano em curso a mesma Câmara Municipal optou por nada organizar?!...

(clicar em cima da imagem para a visualizar melhor)

Não somos contra a publicitação da actividade municipal, embora na actual conjuntura se pudessem ter poupado estas verbas e os custos inerentes à sua distribuição porta-aporta, ainda mais num ano - como o gráfico acima evidencia - em que a Câmara Municipal apenas investiu 1/3 do que investiu em 2009, ano das últimas eleições autárquicas.
Em suma, o que a maioria BE parece pretender com a publicação deste Boletim é esconder a falta de investimento, a ausência de uma visão estratégica de desenvolvimento económico, a inexistência de uma política para a juventude, a falta de entusiasmo e até o afastamento de alguns dos seus autarcas e colaboradores. Disparates de Verão?!

6 comentários:

  1. Este boletim mais parece um truque de magia! Dá-nos a ilusão de que há actividades a decorrer e obras a crescer... Que treta de boletim!

    ResponderEliminar
  2. Para alem dos custos de distribuição Porta-a-porta que foram efectuados por gente que exerce actividade profissional na autarquia acresce ainda os custos relativos á construção da revista bem como os relacionados com a impressão dos 9.000 Exemplares!!!!!!!!! quase 1 por cada 2 habitantes do Concelho que segundo o Censos 2011 são cerca de 22.000. Por todos estes custos seria esta publicação na minha opinião desanconselhada embora admita que existam pessoas que defendem o contrário. O que me parece pior e demonstrativo de inabilidade e mesmo porque não dizê-lo estupidez. Agora gastar este dinheiro para uma publicação com noticias de acontecimentos que ocorreram entre Junho e Dezembro de 2010 sim escrevi bem 2010 portanto temas alguns com mais de 1 ano lollllllllllllllollllllllll
    SALVATERRA VOLTA A ATACAR COM MAIS UMA TIRADA DE GÉNIO.
    Como diz o anónimo anterior assim dá-se a ideia de que se fazem coisas sem se fazer nada.
    QUEM SABE......... SABE.

    ResponderEliminar
  3. Quanto às outras localidades não sei, mas na Glória do Ribatejo o Boletim Municipal foi entregue na viatura todo terreno da Protecção Civil.
    Não querendo entrar pelo facilitismo da politica do alcatrão, pelo uso da viatura 4x4, a utilização desta terá sido decretada devido à calamidade que foi esquecimento da entrega do Boletim, ou devido a ausência de incêndios na região os responsaveis da Proteção Civil resolveram fornecer material de ignição pirómanos?

    ResponderEliminar
  4. A nossa Câmara decidiu gastar verbas com a publicação deste Boletim Municipal desactualizado mas devido a contenções financeiras, limitou a 88 crianças, de Salvaterra de Magos, a possibilidade de integrarem o OTL de verão que só decorreu em Julho (não se realiza este ano no mês de Agosto, ao contrário do que é habitual).

    Estas decisões são de aplaudir!iludem-se os munícipes ao se publicar que vai haver um OTL de verão, e como se isso ainda não bastasse iludem-se ainda os munícipes de que o concelho está a ser melhorado! Assim, talvez alguns munícipes nem se apercebam que quem manda no concelho só está a pensar em "fazer brilharete" mesmo que para isso limite as oportunidades às nossas crianças de terem um verão mais feliz...

    oh meu deus, logo em criança há os que são favorecidos e os excluídos, ou por não viverem em Salvaterra de Magos, ou por não terem sido suficientemente rápidos a fazer as inscrições para o OTL e a conseguir ficar entre as únicas 88 crianças que puderam aproveitar o OTL.

    Mais uma vez, estratégias infelizes BE...

    ResponderEliminar
  5. http://cdu-salvaterrademagos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Gostaria de saber se as pessoas que fazem isto, e gastam este dinheiro todo em tempo de eleições, e de nos restantes anos andam a ver nuvens a passar, chegam a casa e se sentem felizes. Se sentem realizadas com as coisas feitas e com o dinheiro gasto. Muitas vezes em coisas fúteis e sem utilidade. Ou que tentam renovar coisas já construídas e não construir onde não há. Será que essas pessoas se sentem realizadas a nível profissional, cívico, entre outros? Ou será que só o fazem por interesse? Não sei, mas que se passa algo que é vergonhoso, passa.. Isto é como ir a um cirurgião plástico para mudar o exterior, o pior e que o interior será sempre igual. Acho que já chega. Tenham dó, o zé povinho não tem de andar sempre com a albarda as costas!

    ResponderEliminar