quinta-feira, 21 de julho de 2011

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 20-07-2011

Por motivos pessoais o vereador Luís Gomes (BE) não esteve presente nesta reunião de Câmara.
No período antes da Ordem do Dia a vereadora Margarida Pombeiro (BE) informou que os passeios dos idosos deste ano iam começar pelos que residem na freguesia dos Foros de Salvaterra. Reafirmou que ainda estavam a decorrer as inscrições para a Universidade Sénior, já estando inscritos mais de uma centena de alunos(as). Destaque ainda para o facto de a Câmara Municipal já ter apresentado a sua candidatura ao programa de distribuição gratuita de fruta escolar, aguardando-se a decisão do governo.
A Srª Presidente da Câmara deu os parabéns à Comissão de Festas dos Foros de Salvaterra, edição de 2011, voto a que se associaram os vereadores socialistas (Helder Esménio e João Manuel Simões) e o vereador Jorge Burgal (ex-PSD), o qual estendeu as saudações à Comissão de Festas de Salvaterra de Magos, destacando que a organização das Festas dos Foros de Salvaterra terminou com saldo positivo. A Srª Presidente da Câmara afirmou que o resultado financeiro nas Festas de Salvaterra tinha sido diferente do obtido pela Comissão dos Foros de Salvaterra. Afirmou, ainda, que os serviços do município apoiavam as organizações das Festas, nomeadamente nas que se seguem: Granho, Marinhais, Glória do Ribatejo e Muge, nas montagens e desmontagens de tasquinhas e outros equipamentos de apoio. As equipas de remendagem de pavimentos estão em Marinhais e na Glória do Ribatejo. Destacou a rota pedestre (nocturna) que se realizou em Salvaterra de Magos, no passado dia 9 de Julho, e que terminou num convívio onde a Câmara Municipal distribuiu caldo verde e bifanas pelos participantes. Destacou ainda o arranque dos esgotos no Granho com os trabalhos da empresa Águas do Ribatejo a avançarem pela Rua Principal. Apresentou um breve resumo das conclusões do Congresso da ANMP (Associação Nacional dos Municípios Portugueses) que decorreu em Coimbra, no dia 9 de Julho, onde os autarcas pretendem que a legislação os trate como aos membros do Governo, não os responsabilizando juridicamente quando se limitam a concordar com o parecer dos Serviços [posição que mereceu a concordância expressa da Srª Presidente e dos vereadores Helder Esménio e Jorge Burgal]. Pediram a simplificação do Código das Expropriações. Sublinharam que as autarquias não contribuíram para o aumento do défice público. Disseram que não podiam continuar a ser retiradas verbas às autarquias sob pena de os municípios terem de deixar de prestar um conjunto de serviços que hoje fazem, como por exemplo o transporte de crianças da pré-escola, uma vez que não é competência das autarquias.
O vereador Helder Esménio (PS) destacou a menção honrosa obtida nas Olimpíadas Internacionais da Física, disputadas na Tailândia, por um aluno do 12º ano da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos, Gonçalo Andrade, onde estiveram representantes do ensino secundário de 84 países.

(clicar em cima para visualizar melhor)


O mesmo vereador tornou público o descontentamento de muitos consumidores da empresa Águas do Ribatejo, por continuarem a ter nas suas torneiras água acastanhada. Na intervenção que se reproduz apelou àquela empresa para investir em tratamentos que removam o ferro e o manganês e para irem substituindo as tubagens mais antigas, ainda em fibrocimento, também elas causadoras da coloração da água.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Helder Esménio fez ainda uma apresentação sumária dos resultados preliminares dos Censos, 2011 [tema que aqui será tratado em dois posts a publicar no próximo sábado e no domingo]. Na intervenção identificou Benavente, Salvaterra, Almeirim, Cartaxo, Azambuja e Rio Maior como concelhos em que a população cresceu e referiu Santarém, Alpiarça, Golegã, Coruche e Chamusca como concelhos onde a população diminuiu. Identificou como causa primeira desta dinâmica a proximidade ou o afastamento à Área Metropolitana de Lisboa e a melhoria das acessibilidades (na última década), no caso do nosso concelho consubstanciadas na construção das pontes Salgueiro Maia e da Lezíria, no alargamento da ponte e viaduto de Benavente e devido ao nó da A13, daí que tenham sido os Foros de Salvaterra a freguesia cuja população mais cresceu entre todas as outras freguesias do concelho. [A Srª Presidente da Câmara discordou desta leitura dos censos lembrando a qualidade de vida e o serviço que é prestado pela autarquia no concelho, como a causa fundamental para o acréscimo de população].
Nota do editor do blog:
Se fosse como a Srª Presidente de Câmara afirma todos os autarcas dos concelhos que perderam população seriam incompetentes ou maus autarcas na medida em que era por sua incúria que a população tinha saído. Eu prefiro não fazer uma leitura tão narcísica como aquela que foi feita pela líder camarária, até porque se assim fosse nós teríamos mais empresas, não seríamos assolados por uma taxa de desemprego que ultrapassa em quase 50% a média nacional e as nossas gentes beneficiariam de um melhor poder de compra.
Para que os leitores deste espaço tirem as próprias conclusões publicamos o mapa de Portugal com a evolução da população em que podem ver que é na envolvência da Área Metropolitana de Lisboa que se fixou mais população. De um modo geral todo o interior perdeu população que migrou para o litoral.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador João Manuel Simões (PS) insistiu para que a maioria BE concluísse as obras que há mais de 7 meses diz estar a fazer na Antiga Fábrica de Papel para aí albergar as oficinas de serralharia que ainda estão no barracão da Câmara na Rua do Rossio em Salvaterra de Magos. Com esta opção poderíamos demolir aquele barracão que está muito deteriorado, arborizar o espaço e criar aí mais algum estacionamento público. [Em resposta a Srª Presidente disse que os funcionários haviam sido “desviados” para outros trabalhos mais prioritários como apoiar as montagens e desmontagens das Festas de Verão]

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) disse que oficiosamente tinha conhecimento da chegada de novos médicos a Marinhais e Glória do Ribatejo e que isso podia ajudar a resolver, em parte, o problema de Muge e do Granho. Questionou se a Câmara tinha sido convidada a participar no evento (sem custos) Mister e Miss Ribatejo, pois havia muitas outras Câmaras que tinham aderido. [A Srª Presidente disse que ela desconhecia qualquer convite nesse sentido]. Lamentou que o Congresso da ANMP não se tenha pronunciado sobre a diminuição do número de freguesias e de municípios, pela importância que o assunto tem, até porque o tema foi aflorado pelo primeiro-ministro que esteve na sessão de encerramento.

No período da Ordem do Dia foram aprovados, por unanimidade, dois protocolos que concedem às Comissões de Festas do Granho e de Marinhais 3.500€ para a organização das suas Festas, recebendo esta última um apoio adicional de 1.500 € para o aluguer de um palco. A Câmara Municipal concordou em rescindir o contrato com o empreiteiro da obra de construção do Centro Escolar de Marinhais pois este ainda não retomou os trabalhos, parados desde final de Abril, a menos que a reunião a realizar com ele (hoje) conduza a uma decisão que evite perder tempo com novo concurso e os trabalhos avancem.

4 comentários:

  1. Se fosse como o Sr. Vereador afirma todos os autarcas dos concelhos que perderam empregos seriam incompetentes ou maus autarcas na medida em que era por sua incúria que a população tinha perdido o emprego...
    Que engraçado, vira-se o feitiço contra o feiticeiro!

    ResponderEliminar
  2. O seu comentário parece-me algo desfasado do texto do post, provavelmente culpa minha!
    Quem falou em mérito da autarquia na fixação de população foi a Srª Presidente de Câmara, como se este fenómeno migratório para o concelho estivesse à parte do que se passa no País ou nos concelhos nossos vizinhos. Publiquei o mapa acima para se perceber que Salvaterra integra o conjunto de autarquias que circundam a Área Metropolitana e que cresceram populacionalmente.
    Expliquei que a fixação dessa população não se deveu ao desenvolvimento económico do nosso concelho, em particular, porque temos menos empresas, menos empregos e mais desemprego que a média do País e dos concelhos à nossa volta. E podia ter falado em menos cultura, menos salas de espectáculos, etc. Ou seja, a razão para as pessoas virem tem que ser outra, ou se preferir tem que haver outras razões mais ponderosas que o mérito (ou o demérito de uma autarquia). Assinalei como possibilidades mais fortes a proximidade à Área Metropolitana, a melhoria dos acessos e acrescento agora a disponibilização de terrenos e de casas que encaixam nas possibilidades das pessoas.
    Os autarcas poderão ser culpabilizados por não terem criado as melhores condições para fixar empresas (como acontece no n/ concelho), pois elas trazem emprego, mas depois de criadas essas condições a perda ou o ganho de empregos é o resultado da dinâmica económica local, regional e nacional.

    ResponderEliminar
  3. Como as actas estão atrasadas, informe os serviços competentes que podem copiar os seus rescaldos, aqui, neste seu site, para depois apresentarem as actas. Até podem fazer copy e past. De resto esta maioria BE está a tornar-se anedótica. Veja-se que o tal veriador que está em 4º não foi á reunião só para não ser enxovalhado. O apoio da CM aos festejos das diversas freguesias, é a montagem e desmontagem de tasquinhas ??????????? e pagam todos os anos o aluguer de um palco, que a CM já devia ter comprado e por isso economizado uns milhares de euros. Quando ao resto é o mesmo deserto de ideias de sempre : NADA de relevante em termos culturais. Aguardemos, pois, pelos sons de OUTONO.

    ResponderEliminar
  4. Pois claro, este ultimo comentario, é de todo perspicaz quanto á questão do palco, este palco que a câmara ainda tem, é ainda do tempo do moreira, ó senhora presidente então esse corte com o passado????
    Os sons de outono?? Os coros nas igrejas? ò mas que capacidade organizativa de eventos culturais!!!!! Este ano não ha Mariza? Olhe que os nossos hoteis e restaurantes estão a contar com esses milhares de visitantes!!!1!!

    Bem a propósito, o Srº já leu o boletim municipal?? Então mas a Rainha tanto fala em contenções orçamentais e tal, e agora assim do nada, pimba toma la uns milhares de euros em propaganda ás festas e universidades pa idosos e mais meia duzia de tretas que nem noticia na minha rua deveriam ser. Além de a distribuição dos boletins a ser feita pelo responsavel da Protecção Civil Municipal, ora veja lá em pleno mes de Julho! Estamos bem protegidos pois estamos!

    ResponderEliminar