sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 13-1-2010

Decorreu na passada 4ª feira a reunião de Câmara adiada (sem fundamento legal) do dia 06-01-2010.
Ficámos a saber por informação pública (e verbal) do Sr. vereador Jorge Burgal que a Comissão Política da Concelhia do PSD lhe retirou a confiança política.
No período antes da Ordem do Dia o vereador socialista Helder Esménio apresentou o voto de parabéns – que transcrevemos no post de 07.01.2010 - aos associados, dirigentes, técnicos, praticantes e colaboradores do Clube Desportivo Salvaterrense pela comemoração do seu 85º aniversário. Curiosamente – e certamente porque lê com muita atenção este blog - a liderança BE apresentou também um voto de parabéns àquela agremiação desportiva.
As chuvadas do último mês puseram a nu os graves problemas que o concelho ainda tem no que respeita ao escoamento das águas pluviais. Aquele vereador socialista sugeriu que os Serviços Municipais aproveitasse o ano de 2010 para identificar todas as situações, definissem prioridades de intervenção e elaborassem as respectivas soluções técnicas para no próximo Plano e Orçamento prevermos a resolução dos problemas mais prementes.

 (Clique aqui para visualizar melhor)

Face ao anunciado NOVO aumento do tarifário de água e saneamento que será de 10% e que os consumidores brevemente começarão a pagar, quando a inflação no País no último ano foi nula, a vereação socialista perguntou à Presidente da Câmara se este aumento já estava pré-acordado pelos Srs Presidentes das Câmaras na altura da constituição da empresa e se está mais algum aumento previsto para o futuro que exceda largamente a inflação que Portugal venha a registas.

 (Clique aqui para visualizar melhor)

Para memória futura, importa reter que a ambas as questões foi dada a mesma resposta: “Não, não sabia, não está nada acordado.”
Mais ficámos a saber que a sugestão que os vereadores socialistas tinham apresentado, na reunião de Câmara de 16/12/2009, de elaborar um Plano de Contingência da Gripe A para os serviços da CMSM, apesar de na altura desvalorizada e até criticada (pasme-se!), foi tida em conta e, alegadamente, começado a ser difundido junto dos trabalhadores da autarquia.
Foi aprovada por unanimidade a MOÇÃO apresentada pelo Sr. vereador Jorge Burgal relativamente à necessidade de pedir ao Ministério da Saúde e aos Grupos Parlamentares a inclusão no Plano e Orçamento do Governo da Nação para 2010 a construção do Centro de Saúde dos Foros de Salvaterra.

 (Clique aqui para visualizar melhor)

Lamentavelmente o BE - contrariando o que tinha ficado acordado em anterior reunião de CM que debateu também este tema – procurou antecipar-se à iniciativa daquele vereador (repetindo a mesma estratégia que tinha adoptado quando do voto de parabéns ao Salvaterrense proposto pelo PS) e apresentou uma outra Moção sobre o mesmo tema pondo a nu um preocupante oportunismo político que divide para reinar em vez de unir para construir .

No post de amanhã retomaremos este tema tratando o período da Ordem do Dia.

2 comentários:

  1. A questão co Centro de Saude dos Foros tem a ver com: Prioridades! Quantos centros de saude se construia com o valor do Complexo de Marinhais? E Mesmo contruindo o Complexo mas não tão megalomano podia-se cxontruir as duas obras!

    ResponderEliminar
  2. Para não falar no Milhão de Euros gastos nos terrenos em Muge, para a Zona Industrial, na qual está previsto gastar este ano ZERO Euros.

    ResponderEliminar