segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

RECORTE DE IMPRENSA (6)



Depois do brutal aumento do tarifário da água e saneamento sentido pela população do concelho de Salvaterra de Magos em meados de 2009, eis que agora, em Janeiro de 2010, apesar de a inflação ter sido negativa, o preço da água volta a aumentar (+ 10%) em todos os municípios que aderiram às Águas do Ribatejo.
Este novo aumento foi escondido, omitido pelos nossos autarcas, apesar de já estar combinado há muito. É com posturas destas, demasiadamente comuns a muitos dos nossos representantes, que se vai perdendo a confiança em muitos dos eleitos locais.
Porque não foi explicado ao Povo no início deste processo o que o esperava nestes primeiros tempos da adesão à Águas do Ribatejo?!
Por mera conjuntura eleitoral, claro!
Por tacticismo político. É pena




Tarifário das Águas do Ribatejo aumenta 10 por cento em 2010
A factura de água e de saneamento básico da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, que serve os municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca e Salvaterra de Magos, vai sofrer um aumento de 10 por cento a partir do dia 5 de Janeiro de 2010. A tarifa é comum aos seis municípios, e os valores de cada factura vão ser influenciadas pelos respectivos consumos.
Os responsáveis pela empresa intermunicipal explicam que este aumento de 10 por cento é o mínimo recomendado pelas entidades reguladoras comunitárias e também pela entidade reguladora nacional, a E.R.S.A.R. (Entidade Reguladora de Serviços de Águas e Resíduos). O vice-presidente da Águas do Ribatejo, António José Ganhão (CDU), sublinha que “a água e o tratamento de águas residuais não podem por lei ser vendidos abaixo do preço de consumo. Isto veio modificar o panorama a que muitos munícipes estavam habituados”.
Apesar de as tarifas serem mais baixas do que em outros municípios da região, as novas facturas da água têm originado alguma contestação por parte dos munícipes que receberam facturas com valores muito acima daqueles a que estavam habituados, como sucedeu na Chamusca. 

Sem comentários:

Enviar um comentário