sábado, 9 de janeiro de 2010

LIMPAR PORTUGAL


  
Veja em http://www.limparportugal.org/ o Projecto Limpar Portugal e, se no dia 20 de Março de 2010 tiver disponibilidade, ajude a limpar o nosso País.

São já parceiros desta iniciativa muitas entidades públicas e privadas, nas quais se incluem algumas Câmaras Municipais.

Escolha uma das acções com que mais se identifique e, na medida do que lhe for possível, adira, o ambiente bem precisa.

1 comentário:

  1. Há muitos anos que esta e outras iniciativas similares se propõem mobilizar a população para “Limpar Portugal”. Se nos primeiros anos eu resisti, com muitas dúvidas sobre as virtudes do(s) projecto(s), desde há quase outros tantos eu sou manifestamente contra. Por uma razão elementar: mais do que limpar, melhor será não sujar.

    “Não sujar” é um comportamento cívico que pressupõe uma atitude cultural que não se fomenta com acções mediáticas de limpeza que (frequentemente) decorrem em ambiente de festa. Aliás, a realização periódica dessas acções só confirma que são um fracasso em relação ao objectivo pedagógico (?) de sensibilizar a população para “não sujar” (por outras palavras, prevenir os riscos que estão associados à falta de higiene).

    … Há uns anos, eu cheguei a contrapor que se promovesse uma acção radical para se “Sujar Portugal”. Talvez, nessas circunstâncias, confrontadas com o lixo, as pessoas se consciencializassem da importância de manterem limpa a “casa comum”.

    ResponderEliminar