sábado, 8 de fevereiro de 2014

UMA CRECHE EM LOCAL IMPROVÁVEL


É curiosa a notícia oriunda do Japão que nos dá conta de que o local escolhido para uma creche era o viaduto de uma auto-estrada nipónica. Em Portugal esta solução nunca seria poderia ser aceite.


Reproduz-se de seguida o texto da notícia.

Na sombra de um imponente viaduto de auto-estrada em Yokohama, no Japão, existe uma creche, onde os risos e as vozes excitadas de 52 crianças com menos de cinco anos se misturam com o barulho dos carros.
Será correcto construir uma cresce debaixo de um sitio onde o perigo é eminente? Talvez não, mas embora a localização do edifício de dois andares seja menos que a ideal, nem os pais nem as crianças parecem descontentes com o serviço prestado pela creche.
“Senti-me um pouco apreensiva inicialmente acerca da localização, mas assim que a minha filha começou a frequentar a creche a dúvida desapareceu. Nos dias de chuva é muito conveniente ir busca-la, porque o viaduto serve de telhado”, afiram Rie Fukazawa, cuja filha de quatro anos frequenta o local, refere o Japan Times.
Durante o dia, as crianças brincam, almoçam e dormem a sesta, mas também aprendem a ler e escrever, aprendem matemática básica, praticam exercício físico e aprendem a falar inglês e a tocar piano.
Apesar da estranha localização da creche, a instituição tem as vagas preenchidas, tal como todas as creches de Yokohama, já que a cidade tem das maiores listas de espera de admissões do Japão.
Para diminuir a extensa lista de espera, as autoridades locais autorizaram a abertura de 69 creches em Abril do último ano. Os espaços são na maior parte geridos por empresas privadas, organizações em fundos lucrativos ou empresas de serviços sociais, que são incentivadas pelas autoridades locais através da concessão de subsídios municipais.

Sem comentários:

Enviar um comentário