sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

TURISMO DO ALENTEJO E DO RIBATEJO NO CONCELHO


A convite da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos tivemos uma delegação de técnicos e dirigentes da Região de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, a quem procurámos sensibilizar para os vários produtos turísticos que podem ser promovidos no nosso concelho.
A comitiva que incluiu vários técnicos da Entidade de Turismo foi chefiada pelo seu Presidente Dr. Ceia da Silva e iniciou-se no Palácio da Falcoaria Real, na imagem acima.
O momento foi aproveitado para a explicitação da comunhão de interesses tendo sido evidenciado àquela entidade que o concelho de Salvaterra de Magos quer ser (re)conhecido como a capital nacional da Falcoaria, quer continuar a promover o Mês da Enguia e a Feira de Artesanato e de Produtos Regionais que acontecem em Março, pretende avançar em Maio com a Feira de Magos, deseja valorizar as suas Festas de Verão que acontecem um pouco em todas as localidades do concelho, quer divulgar o rio, os mouchões, a aldeia do Escaroupim, os passeios de barco, a observação de aves, etc.


No Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala explicámos que o concelho tem ainda um importante património histórico e cultural na Glória do Ribatejo, que em Muge sobressai o património arqueológico com achados do período romano e do mesolítico (Concheiros de Muge).

Casa Cadaval, Muge

O concelho tem ainda outras potencialidades que foram identificadas, como a lezíria e a charneca, onde poderão ser estabelecidos percursos pedestres e para bicicletas, a albufeira da Barragem de Magos, tem ainda uma importante casa vitivinícola (Casa Cadavel) onde poderão ser desenvolvidas actividades inerentes ao turismo rural. Também foi visitado um alojamento rural (Filhos do Vento) por forma a dar a conhecer as suas virtualidades e potencialidades. O artesanato, os oleiros, alguns dos produtos regionais foram ainda algumas referências que cito de memória. A importância da gastronomia de qualidade que já oferecemos e o ensino que se faz dela na escola Profissional de Salvaterra de Magos mereceram destaque.
Creio que o objectivo primordial desta visita foi alcançado pois a Entidade de Turismo só pode divulgar o que conhece e a nós compete-nos dar a conhecer o que de bom e diferenciador possamos ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário