terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

REGULAR O APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO


O projecto de Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Local incluirá um conjunto de normas, desde logo a obrigatoriedade de as associações se inscreverem no Registo Municipal, juntando um conjunto de documentação que comprove a sua existência legal e o seu funcionamento regular.
Pretendemos integrar naquele Regulamento 4 tipos de Programas de Apoio, a saber:
  • Apoio ao desenvolvimento associativo (apoio à actividade regular) – apoio financeiro, na divulgação, cedência de transportes e de instalações.
  • Apoio às infraestruturas (apoio para obras de construção e/ou de beneficiação) – apoio financeiro, para projecto e/ou cedência de materiais de construção, de pessoal e de máquinas.
  • Apoio a equipamentos e modernização administrativa (aquisição de equipamento informático, de viaturas e/ou de bens imóveis).
  • Apoio a actividades de carácter pontual (apoio financeiro, técnico e/ou logístico).
Este projecto define como factores de ponderação na avaliação das candidaturas das associações, entre outros de cariz mais específico, o número de associados, a frequência das acções levadas a cabo, o historial e o património da entidade, o plano de actividades, o número de praticantes federados (ou não), os escalões de formação, as modalidades desportivas praticadas, o nível competitivo (distrital, regional, nacional e internacional), a formação profissional e académica de treinadores e monitores, os resultados alcançados.


Queremos tornar o mais transparente possível o apoio concedido com dinheiros públicos a todos os que no nosso concelho ajudam a promove-lo, a desenvolvê-lo económica e culturalmente, criam as condições para a prática desportiva e o lazer, são solidários e asseguram a diversão e a ocupação dos tempos livres das crianças e dos jovens.

Faremos o que está ao nosso alcance para manter vivo e actuante o movimento associativo local.

Sem comentários:

Enviar um comentário