quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 01-02-2012



A Srª Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos não esteve na reunião. Informaram-nos que estava no gozo de um período de dois dias de férias.

No período antes da Ordem do Dia o vereador Manuel Neves (BE), entre outros assuntos, lembrou que estão a ser limpas as valas e valetas nos Foros de Salvaterra e que foram colocadas manilhas na Várzea Fresca e na Rua da Ribeira na Glória do Ribatejo (obra em parceria com a Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo). Informou das intervenções da motoniveladora na rede viária em terra batida do Granho e de Marinhais. Sublinhou que estavam a ser reparados pavimentos betuminosos em Foros de Salvaterra e em Marinhais e nessas freguesias também se tinham pintado algumas bandas cromáticas sinalizando entroncamentos e cruzamentos. Destacou ainda o início da repintura da Capela Real em Salvaterra de Magos. Assinalou o apoio dado à Comissão de Festas de Marinhais (ver post de amanhã) e ao Glória Moto Clube (2ª Resistência TT – ver post de ontem). Lembrou o grupo de pessoas que está a ajudar a Associação Humanitária dos BVSM (saudação a que o vereador Helder Esménio se associou, e recordou que os vereadores socialistas já tinham evidenciado este facto em post publicado ontem neste blog). Terminou assinalando a sensibilização sobre segurança rodoviária feita às crianças dos 3 aos 5 anos no Jardim de Infância de Marinhais.
A vereadora Margarida Pombeiro (BE) falou de uma exposição de artes decorativas que está na Biblioteca Municipal em Salvaterra de Magos e de que o Centro Escolar de Salvaterra de Magos, actualmente em construção, vai entrar em funcionamento no início do próximo ano lectivo (2012/13).
O vereador Helder Esménio (PS) iniciou as suas intervenções explicando o contacto que estabelecera com o Ministério da Saúde (post que publicaremos amanhã com toda a informação disponível) e onde ficaram a saber que a obra de construção das novas instalações do posto de saúde dos Foros de Salvaterra aguarda o visto do Tribunal de Contas, sem o qual os trabalhos não poderão ter início.

(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Helder Esménio prosseguiu destacando a necessidade de corrigir e melhorar o site da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos pois ele esqueceu a freguesia do Granho e os Foros de Salvaterra nas 8 fotos que ilustram a página inicial deste meio de comunicação municipal.

(clicar em cima para visualizar melhor)


O vereador Helder Esménio terminou propondo a realização de uma experiência piloto no concelho para a criação de uma horta comunitária, à imagem do que vai sucedendo um pouco por todo o lado. No texto que seguidamente reproduzimos é afirmado que a melhor localização para esta horta seria uma freguesia - Muge, Salvaterra de Magos ou até Marinhais – onde os centros urbanos das povoações fossem mais densos e onde a estrutura fundiária não favorecesse o minifúndio. Destacou ainda que estas “hortas” poderiam ajudar desempregados, ocupar o tempo dos idosos e funcionar como espaços de lazer, de convívio e de aprendizagem.


(clicar em cima para visualizar melhor)

[O vereador Luís Gomes (BE) assumiu que este projecto de “hortas comunitárias” não estava pensado para concelhos como o nosso e que sociologicamente não teria sucesso no nosso concelho. A vereadora Margarida Pombeiro (BE) referiu que no âmbito da Rede Social se estava a pensar criar uma horta social pedagógica, a ser feita no Granho, destinada aos idosos da Universidade Sénior e aos alunos dos percursos alternativos, sendo os produtos depois encaminhados para as IPSS: O vereador Helder Esménio afirmou que a intervenção da vereadora contrariava as palavras do vereador BE, pois afinal era pensada uma horta vocacionada para a aprendizagem e para ajudar os que necessitam. Curioso é ainda referir que no período reservado ao público, no final da reunião, um funcionário camarário presente tenha aproveitado para sublinhar que na Rua da Fonte Costa em Muge havia um “embrião” de horta comunitária levada a cabo pela Casa Cadaval que cedia terreno, a preços módicos, a residentes naquela freguesia. A realidade acaba por desmentir a sociologia ou, pelo menos, as afirmações do vereador Luís Gomes (BE)!]


O vereador João Manuel Simões (PS), assinalou a organização do 4º Festival da Sopa e do Pão Caseiro que no domingo vai acontecer em Marinhais e questionou a maioria para quando se prevê o arranque das obras de construção do Centro Escolar de Marinhais, obra financiada pelos fundos comunitários, e que parou por falta de capacidade financeira do empreiteiro.



(clicar em cima para visualizar melhor)

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) lamentou a ausência da Srª Presidente da Câmara e começou por chamar a atenção do executivo camarário para pedir o acompanhamento pelas IPSS das pessoas idosas que se encontram sozinhas, principalmente porque as condições climatéricas parecem ir agravar-se, com a frente fria que se aproxima. Referiu ainda o previsível aumento do desemprego no concelho em face do anunciado encerramento de empresas como a UNICER (Santarém), a Tegael (Coruche), a PMH e a Martifer (ambas em Benavente). Leu o projecto de resolução que a bancada do PSD vai apresentar na Assembleia da República com vista à reactivação da transformação de beterraba sacarina (em Coruche). Lamentou, por fim, que a Câmara Municipal não tenha envidado qualquer esforço para contactar a Associação de Regantes no sentido de se garantir a reflorestação da área envolvente à Barragem de Magos. Afirmou que reuniu com aquela Associação e que os seus dirigentes se mostraram disponíveis a estudar com a Câmara Municipal a plantação de novas espécies arbóreas.
No período da Ordem do Dia os vereadores tomaram conhecimento da 1ª alteração ao Orçamento Municipal e de que a maioria retirara da Ordem de Trabalhos a aprovação das actas das reuniões de Câmara de 20 de Julho e de 5 de Agosto do ano passado. Aprovaram unanimemente a isenção de taxas de recinto, de ruído e de ocupação da via pública relativas à “2ª Resistência TT” (Glória Moto Clube), à “Noite de Fados” (Associação Cultural e Desportiva do Rancho Etnográfico da Várzea Fresca) e “Corsos Carnavalescos” (Associação Carnaval dos Amigos de Marinhais).

7 comentários:

  1. Já toda a gente percebeu que o grande vereador Luís Gomes, vive noutro sitio que não em salvaterra de magos, as suas afirmações no minimo demostram um total desconhecimento da realidade do Concelho. O que mais havia até à pouco tempo era hortas no concelho e que ajudaram a economia familiar, nos últimos tempos isso caiu acabou ou por falta de terrenos ou por uma melhoria economica das populações, mas com esta crise e tanto desempego era uma ideia que devia ser posta à disposição das populações. è uma boa ideia e está de parabéns o vereador Helder. Deixo um concelho ao verador luis Gomes; está altura de descer à terra e tentar perceber onde é o concelho de salvaterra e quais as suas necessidades.

    ResponderEliminar
  2. Seria curioso verificar quando foi registada a ultima presença integral da Srª Presidente numa sessão de Camara. Esta Srª recebe o salário integral e não trabalha?? Tem de ser denunciada esta situação, pois trata-se no minimo de uma utilização abusiva dos dinheiros publicos.Estas reuniões começam sempre pelos limpa valas e arranjo de estradas. Não existirão assuntos mais importantes do que estes??? De seguida fala-se de exposições "culturais".É gritante a pobreza de ideias, o vazio de liderança. Este tal Gomes não saberá que Salvaterra de Magos é um concelho fundamentalmente rural?? O que faz este pobre homem nestas reuniões para além de criticar o Governo e atacar tudo o que mexe??? Já não há paciência para tanto disparate.

    ResponderEliminar
  3. Férias??!! Mas não trabalha....

    ResponderEliminar
  4. Voltaremos seguramente ao tema das ausências da Srª Presidente de Câmara. Posso para já adiantar que nas últimas 7 reuniões de Câmara aquela autarca apenas esteve numa (a tempo inteiro).
    Que cada um tire as suas ilações!...

    ResponderEliminar
  5. Ilações para quê? È uma artista portuguesa.
    Já agora, que é feito do acessor de emprensa, Daniel Rabita, que não se vê nas fotos das sessões de Câmara há já algum tempo, nem nos passos do Concelho? Estará de quarentena a preparar a sua saída?

    ResponderEliminar
  6. Razões de saúde (e não outras), creio são o motivo da prolongada ausência.

    ResponderEliminar