quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

UMA LUZ AO FUNDO DO TÚNEL?!...


Ainda sobre o tema do encerramento a 1 de Fevereiro do transporte ferroviário de passageiros na Linha de Vendas Novas (Setil/Coruche) fui confrontado, ontem, com o pedido de entrevistas por parte da Rádio Cartaxo e da Rádio Marinhais, pedindo-me ambas comentasse a situação e os últimos desenvolvimentos. Deixo-vos seguidamente o texto que resume aquelas intervenções.

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Ontem, já depois das 16 horas, recebi da CP a seguinte correcção ao teor da comunicação que ontem publiquei no post.

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Da leitura deste documento resulta como mais preocupante, para mim, o facto de a CP estar a ser gerida de modo aparentemente pouco profissional, pois de outra forma é difícil compreender um lapso como este!
Naquilo que verdadeiramente importa aos munícipes do concelho de Salvaterra de Magos, o que podemos perceber é que a nossa Câmara Municipal em vez de dever um ano e tal de facturas deve quase um ano.
A boa notícia é que se confirma o que dissemos no post anterior. Perante a busca da verdade e a sua exposição pública, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos lá resolveu finalmente enviar um plano de regularização da dívida, que lhe tinha sido pedido no dia 1 de Outubro, assumindo o pagamento gradual das facturas em atraso.
Esperemos que estas movimentações que a nossa acção motivou sejam o suficiente para permitir a continuidade do transporte e que, entretanto, sejam identificadas as medidas a adoptar para permitir reduzir o défice de exploração e continuar este serviço público.

6 comentários:

  1. Naquilo que verdadeiramente importa aos munícipes do concelho de Salvaterra de Magos, o que podemos perceber é que a nossa Câmara Municipal em vez de dever um ano e tal de facturas deve quase um ano.
    Com o rigor que a CP não teve e que, o Sr. vereador apesar de criticar, também pratica, deve a câmara segundo fonte segura 2/3 de ano 8 meses.

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  2. Caro(a) anónimo(a)
    A grande fiferença entre os posts que este blog produz e a atitude da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos é que nós reproduzimos na íntegra a documentação que obtemos das entidades públicas, não sonegamos informações, nem as manipulamos. Daí que sejamos rigorosos. Quem não o foi até agora, foram as pessoas que assinaram um Protocolo a dizer que pagariam a facturação no prazo de 2 meses e têm 10, 12 ou mais meses de atraso.
    Como preferimos estar sempre do lado da resolução dos problemas quisemos perceber o que verdadeiramente se passava em vez de "embarcarmos" em querelas político-partidárias.
    O que fizemos foi pedir esclarecimentos à CP pelo encerramento do transporte, os quais chegaram no dia 14 por volta das 18 horas. E a verdade veio ao de cima - as Câmara não estavam a cumprir o Protocolo e, com excepção para Coruche, há três meses e meio que recusavam apresentar um plano de regularização da facturação em atraso.
    O que conseguimos foi que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos pagasse mais 2 ou 3 facturas em atraso e se comprometesse com um plano de pagamentos da dívida.
    O que conseguimos foi que já se fala em o Secretário de Estado dos Transportes receber no dia 28 as Câmaras para reavaliar a situação (noticiário das 15h na Rádio cartaxo).
    O que conseguimos foi abrir uma "luz ao fundo do túnel" para os utentes deste serviço que já tinha a morte anunciada para 1 de Fevereiro.

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  3. Para quê falar com o secretário de estado. O transporte devia terminar.
    Nâo é rentavel.
    O dinheiro gasto pela CM devia ser gasto em obras. No transporte das crianças. Devia mudar de opinião.

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  4. Creio que a reunião com o Secretário de Estado só tem interesse se for para encontrar uma solução que torne menos dispendioso o serviço de transporte de passageiros. Doutro modo, de facto, terá pouca utilidade.
    Defendo que os custos devem substancialmente baixar, pedimos para saber quantas pessoas vão em cada horário do comboio e gostaríamos que se mantivesse a ligação ou as ligações que tenham mais utilidade aos trabalhadores que aqui não encontram emprego e que têm de ir para a Área Metropolitana de Lisboa. É fundamental baixar este custo.

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  5. Este serviço custa 8.000€ por mês!!!!!!! Este valor é absolutamente escandaloso nos dias que correm. Com este valor paga-se a um médico para a freguesia de Muge e outro para a freguesia do Granho por exemplo e resolve-se claramente um problema maior do que o comboio do Setil, que apenas poderia ser rentabilizado se englobado num projecto que esta Camara não é claramente capaz de erguer e que inclui a construção da ZI de Muge e consequente ligação por comboio a esta ZI que permitiria o transporte de mercadorias por via ferrea. Volto a afirmar ser muito importante determinar o rácio Custo/utilizador para se perceber que serviço que poucos defendem e que é indiferente á esmagadora maioria dos Municipes de Salvaterra de Magos.

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  6. Foi para determinar o rácio que refere EA que pedimos informação do número de utentes por horário de comboio. Talvez seja possível optimizar a solução!... Vamos ver.
    Do ponto de vista de pensamento estratégico do concelho - que é muito difícil de fazer quando se está na oposição, pois não detemos toda a informação e alguma dela é.nos sonegada - não sei se não seria vantajoso para o concelho manter, ainda que embrionariamente, esta valência - transporte de passageiros em ferrovia. Ela [valência], naturalmente que integrada com outras medidas que a maioria tem demonstrado total incapacidade para implementar ao longo destes 13 anos, podia ser mais um importante aspecto para a divulgação deste concelho pela excelência da sua localização geográfica (a meia dúzia de Kms da maior Área Metropolitana do País), nas óptimas ligações rodoviárias que a A13 possibilita (A1, A2, A6 e A10) e também por um acesso ferroviário importante à linha do Norte. Não sou favorável ao encerramento puro e simples se houver redução significativa dos encargos.

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