domingo, 15 de agosto de 2010

O QUE SE PASSA COM A RECOLHA DE LIXO?!

Num breve circuito que fiz pelo nosso concelho para avaliar a bondade das críticas que nos vão chegando quanto à ineficácia (ou insuficiência) do sistema municipal de recolha dos lixos domésticos, deparei-me com inúmeros contentores a entornar, lixo pelo chão, muita sujidade e uma paisagem indigna de um concelho que se quer moderno e asseado.
As imagens que recolhi ilustrarão melhor a situação e a urgência de se fazer algo - aumentar a capacidade de armazenamento nos "pontos negros", adquirindo mais contentores, ou aumentar a frequência de recolha criando mais circuitos. A inércia (ou apatia) da Cãmara Municipal de Salvaterra de Magos é que nada resolve certamente!...

(Foros de Salvaterra)

(Várzea Fresca)

(Glória do Ribatejo)

(Cocharro)

(Granho)

(Muge)

(Marinhais)


6 comentários:

  1. Que concelho tão asseado!! Até dá gosto

    ResponderEliminar
  2. Lembram-se de uma força partidaria que muito falou na questão da lavagem dos contentores antes das eleições? O que fez a cmsm? Foi buscar uma carro velho, e fez meia duzia de lavagens, e agora? desde Outubro de 2009 que nenhum contentor sabe o que é agua.
    Incrivel!

    ResponderEliminar
  3. Para além do estado caótico em que se encontra a recolha do lixo no nosso concelho, existem situações, penso que estensivas a todas as freguesias, que é o facto de pagarmos a taxa de recolha de lixo e essa recolha só se fazer uma vez por semana. Nesses pontos de contentores o cheiro é nauseabundo, especialmente no Verão, como é obvio.

    ResponderEliminar
  4. A recolha de RSU constitui hoje um custo muito elevado para as entidades que tem a responsabilidade de a fazer, sendo por isso alvo de estudos que levam em consideração os mais diversos factores que influenciam essa complexa operação.Em Salvaterra de Magos esta situação faz-se através do método de tentativa/erro. Aqui nesta Terra localizada a cerca de 50Km da Capital do País nunca se ouviu falar em contentores de maiores dimensões que permitem assim menor frequência de recolha sem incomodos para as populações e que se integram na paisagem com harmonia. A forma mais económica de resolver definitivamente este assunto talvez fosse procurar a colaboração de gente preparada para esta problemática poupando por exemplo nos salários relacionados com pagamento de favores politicos a secretárias que apenas possuem como atrbuições a leitura de revistas do coração. Por tudo isto talvez os custos fossem largamente suplantados pela poupança decorrente da recolha organizada de RSU e mais importante ainda, que pudessemos recordar as imagens que ilustram este Post apenas como imagens tristes que fazem parte do passado.

    ResponderEliminar
  5. Sim, mas temos reservado para o dia 4 de Setembro uma grande surpresa preparada pela cmsm, e sabem o que é?
    È um espectaculo com a Mariza, o que não deve ficar por menos de 40mil, e com este valor já não se dava uma ajuda na compra do tal carro com água?
    Mas a malta vai ver a Mariza, a presidenta faz um discurso e ainda leva uma salva de palmas!
    Viva o circo!

    ResponderEliminar
  6. O Plano de Actividades da Cãmara Municipal de Salvaterra de Magos apontava para a construção de algunmas "ilhas" com contentores de maiores dimensões, enterrados. Infelizmente ainda nada foi feito e dificilmente o será. A confirmar-se o que o comentário anterior diz fica evidente quais são as prioridades da actual gestão BE da autarquia!...

    ResponderEliminar