sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DATAS A RETER (em Agosto)


(in http://historiadesalvaterra.blogs.sapo.pt/ de José Gameiro)

Outrora aconteceu, em Agosto:

* No dia 20, de 1517 – Salvaterra de Magos, recebeu do rei D. Manuel I, um novo Foral, assinado em Lisboa.
* No dia 25, de 1643 – Em Salvaterra de Magos, o exército espanhol que se dirigia a Lisboa, foi repelido com a ajuda do povo. As tropas inimigas, voltaram a cercar a vila sendo o cerco comandado pelo Cardeal Spilman, sendo derrotado pelo Marquês de Castelo Melhor.
* No dia 1, de 1920 – Foi inaugurada a Praça de Toiros de Salvaterra de Magos. Obra construída por um grupo de aficionados, que depois a ofereceu à Misericórdia local.
* No dia 25, de 1938 – Foi fundada a Associação dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos Os seus Estatutos foram aprovados em 24 de Novembro de 1937.
* No dia 29, de 1966 – Foi criada a Freguesia de Glória do Ribatejo, deixando de pertencer os seus terrenos à Freguesia de Muge.
* No dia 28, de 1974 – Numa cerimónia pública, em que o povo esteve presente em grande número, foi lançada a 1ª pedra para a construção do Parque Infantil de Salvaterra de Magos. O terreno foi cedido pelo município, nele durante anos realizaram-se Feiras e Exposições e também foi utilizado como campo de futebol.
* No dia 1, de 1980 - foi inaugurado um novo posto para a GNR de Salvaterra de Magos, visto que o até aí existente dispunha de pouco espaço no rés/chão do edifício camarário.
* No dia 7, de 1992 – Faleceu, Jorge de Melo e Faro (2º Conde de Monte Real), tendo em Salvaterra de Magos, um Palacete e várias outras propriedades, era um abastado lavrador.
* No dia 8, de 2001 – Foi aberta ao trânsito automóvel, a antiga ponte ferroviária Rainha D. Amélia, que servia a linha Setil/Vendas Novas.

Sem comentários:

Enviar um comentário