terça-feira, 24 de agosto de 2010

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SALVATERRA DE MAGOS


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos (AHBVSM) celebra, no próximo dia 25 de Agosto, o seu septuagésimo quinto aniversário.
As comemorações desta efeméride serão efectuadas fora da época crítica de combate a incêndios em que vivemos, apontando a Direcção da Associação o próximo mês de Outubro como a data provável para a realização dos festejos que assinalarão as bodas de diamante da Associação Humanitária.
A todos os bombeiros, funcionários, dirigentes e sócios o nosso agradecimento pelo trabalho que vão desenvolvendo ao longo de gerações e votos sinceros de que a Associação e os Bombeiros possam continuar - por muitos mais anos - as tarefas que ajudam a proteger a vida humana e os seus pertences.


“Em 25-08-1935 foi fundada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, por iniciativa do Exmº Sr. Dr. José António Vieira, tendo por colaboradores os senhores Justimiano Ferreira Estudante e José Sabino de Assis.
O quartel dos bombeiros foi instalado na avenida José Luís Brito Seabra, não tinha muitas condições mas foi o que se podia arranjar para o início, tinham um pronto-socorro manual que era puxado pelos homens, a que se chamava carreta. Não havia electricidade em Salvaterra, e a maneira de chamarem os bombeiros quando eram precisos, tocavam o sino da igreja.
Nesta altura o comandante era o senhor Justimiano Ferreira Estudante e como ajudante de comando ou seja segundo comandante interino o senhor Ezequiel Jorge.
No início da década de quarenta, um senhor de nome Gaspar da Costa Ramalho mandou construir numa das suas propriedades um novo quartel, que por sinal era muito moderno na altura, mas com a condição que se os Bombeiros deixassem de existir o edifício reverteria a favor da Santa Casa da Misericórdia. (...)"

(in ”http://www.bvsm.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário