quarta-feira, 3 de março de 2010

Os pombos e as pessoas

É de todos por demais conhecida a ausência de uma atitude coerente, por parte da maioria BE na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, no que diz também respeito à resolução do conflito que de algum modo separa columbófilos da restante população da freguesia de Salvaterra de Magos, que vê os pombos como adversários da higiene e do seu bem-estar.

Arrasta-se no Bairro da CHÉSAL a resolução de um problema que já mereceu contestação, protestos, reclamações.
Chega a ser caricato pensar que o modo que o executivo encontrou para solucionar aquela questão seria colocar esses pombais na Zona Desportiva de Salvaterra de Magos (ver foto acima), afectando todos os utentes deste espaço verde e de lazer e a população que reside nas imediações.
Não se resolve um problema, criando outro. É preciso trabalhar mais!...
O que defendemos, o que nos propomos vir a fazer se a questão perdurar no tempo, é encontrar com a Sociedade Columbófila um local, bem fora dos aglomerados urbanos - junto à ETAR de Salvaterra de Magos, à Ponte da Madeira, ou outro - onde possa vir a ser edificada uma pequena aldeia columbófila com adequadas condições higieno-sanitárias, que permita retirar da CHÉSAL, da Zona Desportiva e até do interior da vila os diversos pombais que por aí se encontram.

4 comentários:

  1. Hélder,

    Como sabe, os pombos no Bairro Chesal (e um pouco por toda a vila de Salvaterra) são um problema (muito) antigo. Admito até (a minha memória é frágil) que já participámos em conjunto em pelo menos uma acção para se encontrar uma solução. Sem resultado. Porque, obviamente, não nos compete (competia) a nós tomar a decisão final sobre a decisão que se devia (deve) tomar para se proteger a saúde das populações, particularmente das pessoas que residem (vivem) na proximidade dos pombais.

    Hoje, apesar de estar ausente (por motivos vários) do CS de Salvaterra, o que lhe posso dizer (quase garantir) é que todos os pombais existentes em Salvaterra de Magos (há muitos e muitos anos) são ilegais, ou - como aprendi ao longo dos anos de exercício da actividade de TSA – de “génese ilegal”. Porque carecem de licenciamento, que regulamentarmente exige a apresentação prévia de um projecto.

    Um projecto que se não cumprir as disposições legais em vigor, nos domínios do ordenamento do território e da saúde pública, não deve ser aprovado…

    ResponderEliminar
  2. sei bem Oliveira que o que diz está correcto.
    É indubitavelmente a posição técnica adequada.
    Como "aprendiz" de autarca ainda acredito que é possível harmonizar os diversos interesses em jogo - columbófilos, vizinhos, saúde pública, higiene e limpeza, etc.
    Daí que se um dia tiver responsabilidades de conduzir este assunto tudo farei para encontrar um terreno que possibilite pôr fim aos pombais de "génese ilegal" oferecendo aos columbófilos e á sua Associação uma alternativa.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!
    O assunto em questão é sensível. Por ser sensível, joga com pessoas e as suas "crenças", atinge um nicho de população eternamente contra e uma administração com fé na resolução deste assunto. QUEM TEM RAZÃO? Todos. Quem já fez, ou tentou fazer alguma coisa no sentido de resolver de uma vez por todas este assunto? O Partido Socialista. Existem documentos nesse sentido? Existem.
    Ligeireza e self resulotion resolvem este problema? Nããããooooo

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, desde já quero dar os parabéns ao sr Hélder pelo excelente trabalho que esta a desenvolver como vereador.

    Aqui fica uma ideia: pedir a câmara ou o sr criar no seu blog um espaço para que todos os munícipes possam mandar fotos e fazer as denuncias que acham que esta mal no nosso conselho. Todos ficavam a ganhar e deixava-se de discutir problemas menos importantes, para a população. Há situações em que eram tão simples resolver.(até se podia chamar o provedor do conselho) para fazermos um conselho moderno.

    Um bem acha ao seu trabalho.

    ResponderEliminar