segunda-feira, 29 de março de 2010

NÓS TEMOS RESPONSABILIDADES

Há a responsabilidade colectiva de promover a criação de emprego, garantindo aos jovens a adequada preparação e oportunidades de trabalho. É com este objectivo na mente que todos devemos nortear a nossa actividade.
Ninguém – decisor político, dirigente, empresário, empreendedor, formador, professor, pais, encarregados de educação e jovens –- pode declinar essa responsabilidade.
Do sucesso dos que chegam agora à vida activa, da sua capacidade de inovar, da inteligência com que harmonizem [ao contrário do que foram capazes esta e as anteriores gerações] crescimento económico e sustentabilidade ambiental, depende o seu futuro (e a nossa velhice também).
Eu acredito. A próxima geração pode começar a fazer a diferença. Depende dela, como a notícia seguinte demonstra, mas também depende muito de nós (todos).
Aluna de Salvaterra ganha prémio europeu de cozinha
Patrícia Rego, aluna do Curso de Restauração da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM), ganhou o 1.º Prémio para o Melhor Cozinheiro, num concurso europeu de cozinha realizado, na passada semana, em Bytom, na Polónia.
A aluna do 12.º ano e o seu colega de equipa, Tiago Ribeiro, ficaram também em primeiro lugar no Concurso de Cozinha com os pratos apresentados ao júri.
Neste concurso, que teve a duração de duas horas e meia, estiveram em prova nove equipas de quatro países (Portugal, Roménia, Dinamarca e Polónia).
A equipa da EPSM, coordenada no local pelo Chefe José Pereirinha, concorreu com um prato de floreado de sardinha marinado com limão e codorniz recheada com sabores do bosque.
Fizeram parte do júri Wieslaw Ambros (presidente da Academia Polaca de Cozinheiros) e Jean Bos (presidente da Sociedade Europeia de Euro-toques da Polónia), para além de chefes de cozinha de hotéis e restaurantes polacos.
Para Patrícia Rego, “o mais importante em todos estes projectos é mostrar o trabalho que conseguimos desenvolver no nosso país e ao mesmo tempo representar a nossa escola”. No entanto, a conquista deste prémio não foi tarefa fácil, pois “muitos dos ingredientes que quisemos utilizar não os conseguimos encontrar com facilidade na Polónia”.

1 comentário:

  1. O Executivo da CMSM, ao saber do êxito alcançado pela aluna da Escola Profissional, deve ter tomado a posição que se impunha. Motivo de orgulho pela qualidade de Ensino da Escola Profissional de Salvaterra de Magos e felicitar a Aluna,Professores e a Escola. No mínimo isto aonteceria em qualquer concelho desta Pátria. Mas
    como hábito, mesmo com uma Vereadora (farta dos alunos, dos pais e dos professores)vocacionada para o efeito, terá sido mais uma que ficou por fazer. Fazer no fundo o reconhecimento do concelho que forma alunos com estas qualidades, com referência especial de no Fórum participarem alunos de outro países Europeu.
    Parabéns ao Grupo Escolar da EPSM.

    ResponderEliminar